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Processo de marketing digital: por onde começar

Começar bem um processo de marketing digital  faz toda a diferença no posicionamento de uma marca. O marketing digital surgiu como oportunidade para se estabelecer uma comunicação abrangente com o público e um relacionamento direto dos consumidores com a marca. Essa técnica faz uso da internet como meio fundamental para se firmar e se propagar.

A ideia de marketing digital começou necessariamente quando se observou o aumento da interação das pessoas nos meios digitais em busca de produtos e soluções. Era a possibilidade de explorar um ambiente ainda pouco conhecido que estava em franca expansão e divulgar produtos e marcas.

Desde que a internet surgiu, o hábito de consumo das pessoas veio se transformando radicalmente. Nos dias atuais, poucas pessoas fazem uma compra sem consultar as opções na internet. Elas consultam por produtos semelhantes, preços mais em conta, vantagens do produto, comentários positivos e/ou negativos, dentre outras coisas.

E foi a partir dessa dinâmica que o marketing digital surgiu e se intensificou. É uma possibilidade clara de conseguir o posicionamento de uma marca e facilitar a comunicação com o público de uma forma bilateral e com custo benefício mais atraente. Essa comunicação tem bastante potencial para ser explorado nas redes sociais, nos blogs, em sites e diversas outras situações.

O início do processo de marketing digital de uma empresa requer muita análise e visão estratégica. Não se trata apenas de criar páginas ou perfis contendo informações superficiais acerca dos produtos e da marca em questão.

Trata-se de compreender a fundo o comportamento do público-alvo de uma marca. A partir disso, é preciso elaborar campanhas que sejam segmentadas para os consumidores em potencial, sem desperdício de audiência ou investimento.

Neste artigo, vamos entender por onde devemos começar no processo de marketing digital e obter grandes resultados.

O que é o Marketing digital?

O marketing digital consiste na aplicação de estratégias utilizadas para conquistar audiência online. Faz-se através de um conjunto de atividades destinadas a posicionar uma marca no cenário digital. E através desse processo, utilizam-se vários meios de atrair, cativar e converter espectadores em clientes.

Em um processo de marketing digital eficiente, a marca tem o intuito de ajudar seus prospects e consumidores. Com isso, existem diversas formas de se trabalhar com o marketing digital e uma delas é a criação de sites.

O marketing digital consiste na aplicação de estratégias utilizadas para conquistar audiência online
O marketing digital consiste na aplicação de estratégias utilizadas para conquistar audiência online

Ter um bom site na internet já representa uma boa estratégia. Dentro dele, o internauta tem acesso aos produtos de forma objetiva e descomplicada. Além disso, ele tem a possibilidade de acessar informações claras e objetivas sobre esses produtos. Conteúdo direto é a chave do sucesso para o início da estratégia de marketing digital.

O processo de marketing digital também é muito explorado nas redes sociais. A propósito, começar o marketing digital de uma empresa pelas redes sociais pode ser um bom termômetro para identificar o tipo de público a ser segmentado nas campanhas.

Marketing digital é todo o esforço concentrado para encantar e conduzir os consumidores por meio da internet, em favor de um produto ou marca. Por isso, quanto mais abrangente esse processo, melhores são os resultados adquiridos.

Fazer marketing digital não significa criar várias contas em redes sociais ou utilizar todos os recursos disponíveis para isso, sem direcionamento. É um processo gradativo, que requer boa análise e cadência. É indicado medir os resultados já alcançados e verificar qual é o meio digital mais adequado à empresa e à marca para seguir nesse intuito.

O marketing digital está baseado no comportamento dos usuários. Ou seja, é bom identificar qual o hábito de quem consome a sua marca e seus produtos e trabalhar isso nos meios digitais.

O investimento em Marketing digital é consideravelmente menor do que no Marketing tradicional

Investir em marketing digital é mais interessante porque o método utilizado para atrair consumidores é bastante distinto. Diferente do marketing tradicional, o processo de marketing digital visa atrair seu público pelo tipo de conteúdo que você disponibiliza. Ou seja, trata-se de entregar algo relevante para as pessoas e causar empatia entre público e marca.

Os consumidores chegam ao conteúdo, provavelmente por meio de uma pesquisa na qual tiveram uma determinada dúvida, referente ao produto que você oferece. E antes de saberem que precisam desse produto, eles procuram por uma informação e um conteúdo autêntico e que resolva o seu problema.

E é através da informação clara, de um conteúdo objetivo e informativo, que o consumidor vê a autoridade na sua marca e tem o desejo de adquirir esse produto como solução para o problema. Então, ele passa a ter sua marca como uma referência para buscas futuras.

Nesse sentido, o investimento no processo de marketing digital é consideravelmente menor do que no marketing tradicional. A possibilidade de segmentar os anúncios facilita o investimento em ações mais acertadas. Assim, não é preciso optar por estratégias com pouca definição de público e resultados questionáveis.

Por meio de uma campanha, em uma determinada rede social, por exemplo, é possível alcançar milhares de pessoas. E o interessante é que as pessoas alcançadas demonstram interesses em comum, ou estão em busca de algo relacionado a sua marca e os seus produtos.

Portanto, o investimento em marketing digital é uma excelente escolha para a promoção de uma marca, se considerarmos o comportamento geral do público. O investimento exigido é pequeno e os resultados podem ser surpreendentes.

Consumidores engajados podem ser transformados em clientes se a marca tiver uma proposta criativa e diferenciada. Saiba como explorar essa questão e se destacar da concorrência.

Transformando o engajamento do público em resultados efetivos

Uma das grandes sacadas do processo de marketing digital é educar as pessoas que acessam a sua marca nos meios digitais
Uma das grandes sacadas do processo de marketing digital é educar as pessoas que acessam a sua marca nos meios digitais

Uma das grandes sacadas do processo de marketing digital é educar as pessoas que acessam a sua marca nos meios digitais. Educar significa tirar as dúvidas que os fizeram chegar até você e transformá-las em empatia. Com isso, a pessoa encontra autoridade no seu conteúdo e passa a tê-lo como referência.

Com a visível mudança de hábito dos consumidores, as marcas precisam adequar seus produtos a esse novo conceito. Antes de entender o que realmente precisam, as pessoas recorrem ao Google com alguma dúvida. E quando procurarem, sua marca precisa estar bem posicionada na internet, com proposta de auxiliá-las.

É justamente nesse processo, hoje natural, de tentar esclarecer qualquer dúvida na internet, que as pessoas encontrarão seu conteúdo, serão atraídas e conhecerão seus produtos. Acontece de forma fluida e sem obstrução.

Caso seu conteúdo seja relevante para quem o encontrou, começa a acontecer um engajamento entre marca e consumidor. A partir daí esse consumidor pode deixar um e-mail para futuros contatos, assinar um newsletter para se manter atualizado em relação ao seu conteúdo, ou realizar uma compra.

Acontece um processo de sintonia onde há confiança para se estabelecer futuros contatos. Quando o consumidor se sente interessado em acompanhar seu conteúdo, por meio de um newsletter ou e-book, ele já viu relevância na sua informação e cabe a sua marca encantá-lo com novas possibilidades e conteúdos educativos.

Apesar de haver a possibilidade de um cliente fechar uma compra em um primeiro momento, isso é quase uma raridade. A menos que sua marca já esteja consolidada no marcado e os seus produtos dispensarem apresentação, o processo de engajamento requer muitas etapas.

Como processo de marketing digital eficiente, procure estabelecer uma comunicação bilateral e de mesmo nível com o seu público. Isso irá contribuir para a ordem de evolução de estratégias futuras.

Busque estabelecer uma comunicação bilateral com seu público

Dentro do processo de marketing digital, a comunicação com o público-alvo precisa acontecer de maneira fácil e bilateral. Nas campanhas, os consumidores não devem encontrar dificuldades ou obstrução no contato com a marca.

Uma das grandes vantagens em aderir o marketing digital está justamente na praticidade e comodidade dos consumidores no meio digital. Essa relação precisa ser tão próxima quanto possível, pois irá reforçar os laços de engajamento entre a marca e os clientes.

Os clientes por sua vez , se sentirão mais confiantes em relação ao seu posicionamento, se houver uma comunicação constante onde a empresa esclarece qualquer dúvida referente as campanhas lançadas. Além disso, acolher e ponderar as críticas também é uma decisão sábia.

Um cliente engajado e realmente interessado no seu produto é aquele que gosta de interagir. Ele está atento ao seu conteúdo e não hesita em compartilhar comentários bons ou ruins, principalmente nas redes sociais.

Por isso, procure criar uma boa reputação, carregada de informações relevantes. Demonstre sobretudo que se interessa pelos feedbacks e opinião do público. Isso facilita o processo de aproximação e empatia com os consumidores dos seus produtos.

Além disso, mantenha-se sempre por perto e faça um bom processo de pós-venda. Continue mantendo seus clientes bem informados e por dentro da sua empresa. Afinal, clientes satisfeitos costumam se multiplicar.

Foque as campanhas de marketing digital no tipo certo de público que sua empresa quer alcançar. Lançar campanhas sem foco específico irão dificultar o processo de abrangência da marca e não trarão os resultados como deveriam.

Tenha em mente que cada estratégia no processo de marketing digital precisa ser previamente analisada pensando em estabelecer bons contatos. É através de um contato bem estabelecido que sua marca vai criar empatia com o público e atrair seguidores fiéis.

As estratégias de marketing digital precisam ser direcionadas para um público específico

Focar estratégias de marketing digital no público certo é uma forma de ganhar em custo e benefício. Afinal de contas essa é uma das maiores vantagens do processo de marketing digital. O método de segmentação do marketing se torna mais eficiente dessa forma.

Por mais que se estude o comportamento dos consumidores, apostar em uma campanha de publicidade em massa pode ocasionar perda de investimentos. A segmentação de campanhas no marketing tradicional é bem mais complexa. O público que realmente se interessa pela campanha, no momento em que ela é exibida, pode representar apenas 1/3.

Por outro lado, com o marketing digital, as marcas têm maior possibilidade de engajar suas campanhas e segmentá-las de modo específico. Isso faz com que o conteúdo alcance as pessoas corretas e que estão realmente interessadas no assunto proposto.

Direcionar as estratégias de marketing para o público definido faz com que a marca entre em um processo natural de captação de clientes. Tudo começa com a atração do consumidor pelo tipo de conteúdo apresentado.

Em seguida, esse conteúdo precisa encantá-lo de modo que o consumidor seja orientado a tomar outra decisão, como um clique no botão para saber mais. Isso já demonstra certa empatia e confiança com o que está sendo apresentado.

O consumidor entra em um ciclo natural de relacionamento com a marca. Ele deve ser conduzido de forma suave, sem restrição ou apelação. E tudo isso é possível graças ao tipo de segmentação do assunto e da experiência positiva do usuário com os produtos e com o conteúdo.

Ainda como processo de marketing digital, a experiência dos consumidores deve ser prioridade em todos os contextos.

Priorize a experiência do usuário em todos os contextos do planejamento

Como processo de marketing digital, a experiência dos consumidores deve ser prioridade em todos os contextos
Como processo de marketing digital, a experiência dos consumidores deve ser prioridade em todos os contextos

Para criar campanhas impactantes e que realmente fazem sucesso, é importante estar atento ao comportamento dos usuários na internet. É preciso definir estratégias que facilitem o acesso a informação e orientem para os corretos propósitos que o produto, ou a marca, se propõe.

É parte fundamental do processo de marketing digital que o consumidor se sinta encantado com o conteúdo e consiga encontrar relevância na informação. E isso está vinculado a sua experiência de contato com a marca.

Uma vez interessado na informação que encontrou na página, esse usuário é capaz de realizar outras ações que favorecem a conversão de um produto. A transparência na informação e a objetividade do conteúdo ajudam muito nesse processo.

Além de ter um conteúdo que realmente encante os usuários, a marca precisa cativar seus consumidores. Ser cativante, nesse sentido, é estar sempre auxiliando as pessoas, com sugestões, opiniões importantes, dentre outras coisas.

Daí, podem ser integradas outras ações de marketing digital como o uso de e-mail marketing e campanhas de publicidade pagas. Manter um possível cliente constantemente integrado aos assuntos da sua marca, em função de um produto ou conteúdo, é determinante para a concretização de uma venda.

Outro ponto indispensável no sucesso das estratégias de marketing digital é analisar profundamente o comportamento do público nos meios digitais. Já existem empresas com grandes equipes empenhadas em estudar os dados dos consumidores, por meio do Big Data.

Essa estratégia de análise de Big Data está sendo adotada justamente para encontrar harmonia entre o que a marca se propõe a entregar e os hábitos dos consumidores dispostos a encontrar produtos ou serviços.

A análise dos dados dos consumidores na rede, tem relação direta com o comportamento das pessoas nas mídias sociais. Além do que, as redes sociais são importantes meios para medir o interesse do público.

A importância das mídias sociais no processo de marketing digital

As mídias sociais têm um papel fundamental no processo de marketing digital para qualquer segmento de marcado. Elas possibilitam uma comunicação bilateral e constante com o público, o que resulta em um tipo de comunicação clara, simples e que traz resultados.

Os canais sociais se tornaram um meio eficaz para propagação de informações e notícias. Por isso, há a necessidade constante de se manter atento ao que os consumidores estão dizendo sobre sua marca por lá.

Clientes satisfeitos, ou insatisfeitos, costumam usar as mídias sociais para se expressar de maneira mais livre e desimpedida. E ter um acompanhamento dedicado nas redes sociais ajuda a esclarecer dúvidas, gerenciar crises e a cativar ainda mais o público.

É indispensável ter um planejamento bem estruturado para lidar com as mídias sociais. O nível de abrangência da informação lançada nesse meio pode colocar em jogo a boa reputação de uma marca e a confiabilidade dos seus produtos, acaba mal propagada.

Cada rede social permite um tipo de segmentação específica. É fácil criar anúncios para determinado tipo de idade, localização, áreas de interesse etc. Tudo isso com um custo benefício bem acessível se comparado a outros meios de publicidade.

Sendo assim, o alcance da marca é mais abrangente, mais cativante e mais segmentado. Adotar estratégia para divulgação de um produto nicho utilizando as redes sociais gera um resultado bastante expressivo e mais rápido, dependendo do tipo de público-alvo da marca.

Começar um processo de marketing digital pelas mídias sociais tem um impacto muito positivo para o produto. Mas lembre-se que as mídias sociais representam apenas uma das etapas de implementação de marketing digital na empresa.

Para entender mais sobre a importância das mídias sociais para uma marca, leia também:

Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes

Sua marca precisa se preocupar, primeiramente, em ajudar os consumidores dos seus produtos. É dessa forma que começa o processo de empatia entre cliente e marca. Ao se sentir satisfeito com um conteúdo, ou informação, o consumidor pode até optar imediatamente em realizar uma compra.

Um bom relacionamento com os clientes, no processo de marketing digital, está intrínseco ao que já foi dito antes: a boa experiência do usuário. Usuários que conseguem se localizar dentro de um site, por exemplo, encontram os produtos que querem, acessam a informação de maneira clara, estão propensos a se tornarem fiéis.

Por isso, é de fundamental importância estar alinhado em todas as áreas que envolvem as estratégias digitais de uma marca. Um bom gerenciamento das redes sociais, um site autoexplicativo, informações relevantes em newsletter e afins, são bons indicativos de engajamento.

Estar atento ao que acontece nas mídias sociais, para gerenciar qualquer tipo de crise, também é importante. Isso porque, em um processo de conciliação, entre marca e consumidor insatisfeito, outras pessoas entram em cena.

Portanto, é nesse contexto de crise que uma marca pode sair ganhando ou perdendo. Tratar a insatisfação dos clientes, com personalidade e cordialidade, ajuda a esclarecer as ideias e resolver um mal-entendido.

Nesse processo de conciliação, outras pessoas começam a fazer parte da conversa. E se a marca se posicionar bem diante da crise, ela pode sair com uma imagem positiva e, sobretudo, reforçada.

Ou seja, começar bem o processo de marketing digital em uma empresa, pode trazer resultados positivos. Não existe uma fórmula pronta e cada passo precisa ser dado com muita análise prévia. O importante é a satisfação do cliente e o bom posicionamento da marca na mente das pessoas.

Continua…

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