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Planejamento em mídias sociais e seus pontos fundamentais

Toda estratégia de Marketing digital requer um profundo planejamento de aplicação. É preciso considerar todos os meios de alcançar o público e demonstrar diferencial de comunicação no mercado. O planejamento em mídias sociais, no segmento de marketing, funciona como canais de comunicação acessíveis e humanizados entre os diversos consumidores de uma marca.

O trabalho de comunicação através das mídias sociais exige que a marca entenda exatamente qual é o comportamento do seu consumidor. A partir do comportamento observado, são adotadas inúmeras estratégias para criar conteúdo que seja relevante para as pessoas e que as façam ter uma percepção positiva da marca.

As mídias sociais compreendem um vasto ecossistema de redes que podem ser utilizadas para explorar um mercado em questão. Por isso, estar empenhado em descobrir o que é relevante para as pessoas, aumenta muito o nível de sucesso do planejamento em mídias sociais. Afinal, para adquirir a simpatia do público nas mídias, é preciso agir em sintonia com as diversas redes sociais disponíveis.

A diferença entre os termos Mídias sociais e Redes sociais pode ser melhor compreendida neste artigo:

Ainda como parte do planejamento em mídias sociais está o tipo de linguagem adotada. Nesse sentido, há que se observar qual é o seu tipo de público e como ele interage dentro da rede. É um público jovem? Então, faça uma comunicação mais extrovertida e menos formal. É um público de executivos de negócios? Use uma comunicação mais formal, informativa e que agrega valor.

Ou seja, cada tipo de público tem suas peculiaridades e exige um planejamento mais específico. Por isso, são diversos os fatores que ilustram um bom planejamento em mídias sociais e as estratégias de aplicação. Vamos analisar alguns deles.

O planejamento em mídias sociais ajuda a fazer a intermediação do contato entre marca e consumidor.

É muito bom que a marca cause um encantamento com o seu público
É muito bom que a marca cause um encantamento com o seu público

Somos uma geração que assiste o grande progresso da tecnologia e a rápida difusão da informação pelos meios sociais. A cada dia surgem coisas novas e conteúdo relevante nas redes. É tudo muito dinâmico e acessível. E como parte desse progresso, as marcas precisam acompanhar as novas tendências e se mostrarem mais presentes e comunicativas.

O planejamento em mídias sociais visa estabelecer essa comunicação de modo eficaz. Trata-se de uma intermediação do contato entre o consumidor e a marca. Isso, porque talvez, o seu primeiro contato com um público engajado com o seu produto seja através das mídias sociais.

É muito bom que a marca cause um encantamento com o seu público. Isso cria um elo de empatia e de abrangência bem forte. As mídias sociais são excelentes meios para divulgar ideias, propor soluções e interagir com um público com ideias semelhantes.

Esse tipo de contato, uma vez amadurecido, resulta em uma boa percepção de imagem da marca. Afinal de contas, esse é o propósito fundamental de qualquer estratégia bem-sucedida.

Para entender mais sobre percepção de marca, não deixe de ler este artigo:

Na elaboração do planejamento em mídias sociais, esse contato intermediário é fator indicativo de sucesso ou não. Consegue-se, com uma comunicação direta, verificar se as estratégias adotadas são condizentes com o planejamento preestabelecido.

A comunicação com o público-alvo da marca é uma tarefa que precisa ser muito bem gerenciada e definida. Há que se adotar as estratégias corretas que regem cada tipo de rede social envolvida. Dá para entender mais sobre gerenciamento de estratégias em redes sociais neste post:

Qual é a finalidade em criar um perfil com a minha marca nas mídias sociais?

Dependendo do tipo de segmento em que sua marca atua, é indiscutível adotar um planejamento em mídias sociais. Pois, mesmo que pareça irrelevante em primeiro momento, o sucesso é uma questão de percepção. Se a sua marca, com o seu produto, está onde o seu público se encontra e compartilha ideias, as perspectivas serão excelentes.

As mídias sociais representam um vasto grupo de redes que podem ser usadas para inserir uma marca e expor seu objetivo. Mas esse objetivo, primeiramente, precisa ser o de informar e encantar o seu consumidor.  O meio de causar esse encantamento pode ser em formato de vídeo, texto do tipo post, com uso de fotos etc.

Por isso, antes de adotar essa ou aquela mídia social, lembre-se de conhecer bem o seu produto e como ele pode entregar relevância às pessoas. A finalidade em se criar um perfil também depende do seu tipo de público. Pode ser interessante criar algumas personas para enxergar melhor esse contexto e alcançar o resultado esperado no planejamento em mídias sociais.

A imagem positiva nas mídias sociais é construída de modo gradativo. É todo um sistema de compartilhamento de informações que pode alcançar uma escala muito grande. Mas essa imagem positiva chega a partir de uma comunicação cativante e que entrega valor às pessoas envolvidas. Nunca despreze a opinião das pessoas e as críticas com relação a sua marca.

Qual é a frequência do seu público-alvo na rede que você escolheu para criar um perfil?

Esse é o fator mais importante a se observar no planejamento em mídias sociais. Isso porque, sem alcançar o público certo, a percepção da marca não acontece. E sem a percepção, é como se ele não existisse.

Uma pesquisa bem elaborada, consegue trazer os dados necessários para medir se a audiência da marca está sendo boa e se a estratégia está evoluindo. O ponto fundamental aqui é observar a frequência do seu público dentro da rede que será escolhida e adotar meios que irão difundir sua ideia e fazer com que ela seja compartilhada.

Uma consultoria especializada pode ajudar muito nessa etapa do processo. Confira os detalhes sobre a consultoria aqui:

O público da internet, em geral, está consumindo cada vez mais os meios sociais como forma de interação social. E é justamente essa interação que precisa ser explorada para ganhar a atenção do seu público. Saiba que: o público só vai se interessar pela marca, se ele se sentir envolvido e cativado. Tentar uma comunicação apelativa e obstrutiva não trará nenhum tipo de resultado, além de impactar negativamente no seu planejamento em mídias sociais.

O público da internet, em geral, está consumido cada vez mais os meios sociais como forma de interação social
O público da internet, em geral, está consumido cada vez mais os meios sociais como forma de interação social

Tenho estrutura e tempo para produzir o conteúdo necessário para difundi-lo no meu canal social?

Em um planejamento em mídias sociais, essa é uma questão que precisa ser bem definida. Há que se determinar a periodicidade das publicações e do envolvimento com seus seguidores. Plataformas de interação social são consumidas todo o tempo pelas pessoas.

Observado o tipo de interação da mídia utilizada, é preciso se perguntar se tenho ou não estrutura para produzir o conteúdo para meu público. Sem essa produção, o alcance da marca fica bastante prejudicado e não se tem o resultado almejado.

Portanto, ao optar por uma determinada mídia, pense se a estrutura da sua empresa dará o suporte necessário a essa rede de relacionamentos. Talvez só um perfil nas mídias sociais não seja o bastante. Entenda melhor como o marketing digital bem aplicado atua no sucesso de uma marca.

Todos os contatos vinculados à rede social de sua empresa precisam ser de responsabilidade de um setor e não de uma pessoa individual.

Assim como qualquer outra atividade de uma marca, é importante que haja um setor responsável pelo gerenciamento das mídias sociais e dos contatos dessas redes. Como a atividade de interação deve ser constante com o público, uma equipe empenhada em gerenciar as mídias torna a atividade mais efetiva e envolvente.

Ter uma equipe dedicada em cuidar do planejamento em mídias sociais, faz com que se consiga uma programação mais específica, bem trabalhada e em constante evolução. Esse gerenciamento envolve o uso de diversas estratégias no intuito de deixar o consumidor sempre engajado com a marca, além de ter todos os parâmetros necessárias para medir essas estratégias.

Como parte decisiva do sucesso de uma marca, as mídias sociais precisam apresentar boas táticas de gerenciamento. Dá para compreender mais claramente o gerenciamento de mídias sociais neste post:

Tenha cuidado com os aplicativos de gestão de vários perfis sociais ao mesmo tempo.

Em geral, esses aplicativos precisam da senha de cada uma dessas redes. E isso, fora do controle, pode representar um grande problema para a imagem da marca. Por esse motivo, é sempre aconselhável deixar o gerenciamento dessas redes a cargo de um setor, para evitar que essas credencias sejam extraviadas ou perdidas e o conteúdo divulgado não seja condizente com os propósitos definidos.

A segurança e a responsabilidade dos dados postados nas mídias sociais são fundamentais para a credibilidade da marca e dos objetivos da equipe. Permitir que pessoas não empenhadas nas estratégias de publicação de conteúdo, postem qualquer coisa relacionada a marca, dentro desses perfis, pode atrapalhar o avanço dessas estratégias.

Toda a comunicação por meio dos perfis sociais precisa ser condizente com a missão e os valores da empresa. Negligenciar o fato de que o acesso a essas mídias precisa ser cuidadoso, acarreta a perda de todo um trabalho já realizado pela marca. E esse dano as vezes é irreversível.

A concorrência de uma página social é determinada pela atenção dos usuários desta rede.

Essa concorrência é muito mais acirrada do que se parece. Você concorre com outras marcas e com o perfil pessoal de muitas pessoas. Por isso, opte por uma nomenclatura clara, objetiva e fácil de ser encontrada na rede.

A informação disponibilizada nas redes sociais chega a pessoas que já estão interagindo com diversos outros perfis – fotos, vídeos, jogos, chat etc. E a grande sacada de sucesso é obter o maior número dessa atenção dividida.

Quanto maior for o conjunto de pessoas empenhadas na informação da sua marca, melhor será a sua percepção de valor. E a partir daí ela será comentada e compartilhada de uma forma mais fácil e natural. Uma vez adquirida essa audiência, o seu conteúdo precisa ser leve, engraçado, real e sobretudo muito relevante.

Na tentativa de driblar esse cenário e se diferenciar dos demais, é importante investir em conteúdo de qualidade para adquirir relevância na rede.

Essa concorrência é muito mais acirrada do que se parece.
Essa concorrência é muito mais acirrada do que se parece.

Conteúdo de qualidade é a chave do sucesso para qualquer estratégia digital. Para se diferenciar da forte concorrência no cenário social, é preciso criar conteúdo informativo, que agrega valor e desperta o interesse do público.

Quando a marca se dispõe a ajudar o seu consumidor, ela adquire autoridade e notoriedade. São muitas as opções disponíveis na internet que podem esclarecer uma dúvida e ajudar alguém. A nova tendência de navegação na internet está baseada em micromomentos, ou seja, sempre que o internauta tem uma dúvida, ele faz uma busca e escolhe o conteúdo que vai lhe ajudar a resolver um impasse naquele dado momento.

Além da dúvida, tem o fator da disponibilidade de tempo do internauta, que pode variar muito em cada situação.  Imagine que o seu consumidor possa ter uma dúvida ou curiosidade sobre o seu produto estando na rua. Pode precisar pesquisar sobre a sua marca estando no horário de almoço – que é bem curto. Enfim, tudo depende da situação. E o seu conteúdo de qualidade precisa estar ali, ao alcance dele.

Para entender mais sobre conteúdo focado em negócios, não deixe de ler esse artigo:

O público em mídias sociais é amplo e não vê problemas em passar adiante no seu conteúdo, consumindo apenas “meia informação”.

O público nas mídias sociais é amplo e muitas vezes sem tempo para averiguar a informação por completo. Então, é imprescindível ser objetivo com a mensagem que se quer transmitir. Isso pode ser determinante para que um internauta crie empatia com sua marca e passe a torná-la referência para futuras pesquisas.

Exprimir textos longos e com informação demasiada em primeiro momento, não é a estratégia recomendada para mídias sociais. O público é seletivo com a informação e pode não encontrar objetividade com o que se pretende expressar. Ele acaba vendo apenas metade dessa informação e parte para outras opções.

Se não constar o objetivo da informação logo nos primeiros momentos da mensagem, o internauta pode não a interpretar de maneira correta. Sendo assim, sua marca perde uma grande oportunidade de se difundir e gerar empatia.

É indicado priorizar, primeiramente, a simplicidade da informação e caso haja um interesse imediato por parte do internauta, deixe disponível um link para que ele veja a informação completa em outra página. Trabalhar com textos complexos não agrada o público que recorre aos meios sociais justamente para visualizar conteúdos descontraídos e menos formais.

Tenha uma identidade visual padronizada nas postagens.

É imprescindível que a sua informação seja assimilada juntamente com a sua marca, quando se publica em redes sociais. Criar imagens condizentes com identidade da marca e propor um padrão de escrita, fortalecem essa percepção e geram resultados positivos.

Todas as questões definidas entram no contexto da estratégia adotada. Pode acontecer que sua marca esteja empenhada em uma determinada campanha e necessite alcançar determinado tipo de público. Sendo assim, é indispensável elaborar uma comunicação visual que atraia esse público e cause uma forte proximidade com a informação em todas as mídias.

Em conjunto com o padrão de postagens estabelecido, utilize frases atraentes e afirmativas nas campanhas. O seu público vai interpretar essa informação com segurança e firmeza, e com certeza vai sentir empatia com a sua marca.

Outra estratégia forte é usar textos contendo hastags (#), porque elas ajudam a dar ênfase à informação. A segmentação da informação com as hashtags fortalecem sua importância dentro das redes sociais.

Concluindo

Obter o sucesso de uma marca dentro das mídias sociais envolve a aplicação de diversas técnicas. Eu listei aqui apenas algumas, que acredito serem a porta de entrada para o sucesso de campanhas em perfis sociais.

É importante lembrar que esse sucesso pode vir de médio a longo prazo. É um processo gradativo de divulgação de informações relevantes e de empatia com o público-alvo. Há que se ter constância, foco e determinação.

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Até a próxima!

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