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Mídias sociais e Redes sociais: o conceito da interação social

Mídias sociais e Redes sociais são termos que podem conter uma aparente semelhança, mas que representam um contexto bastante distinto de interação social. Ambas estão inseridas no ecossistema da web interativa dos tempos atuais e estão a cada dia mais populares. Por esse motivo, os temos: mídias sociais e redes sociais podem causar certa confusão. Elas possibilitam uma enorme variedade de propagação e muitas oportunidades de negócios, e são constantemente exploradas em todo o meio social.

Mídias sociais e Redes sociais: o conceito da interação social dos novos tempos
Mídias sociais e Redes sociais: o conceito da interação social dos novos tempos

Já não há dúvidas do quanto a internet tem revolucionado a forma de comunicação entre as pessoas. Conseguimos manter contato com amigos que estão em outros estados, países. É possível encontrar um colega de infância que há muito já não se tinha notícias, além de manter um currículo atualizado na rede para futuras oportunidades profissionais.

As mídias sociais são tão abrangentes que qualquer segmento de mercado pode explorá-la para alcançar audiência para seu produto. Existem redes sociais focadas exclusivamente em publicação de fotos, publicação de projetos gráficos, microblog para a divulgação da autoridade da marca, e muitas outras. A utilização de mídias sociais e redes sociais vai depender do formato do seu produto e de como se pretende chegar até seu público-alvo.

A criação de um microblog efetivo está diretamente ligado a criação de páginas com estratégias vencedoras. Saiba mais nestes posts:

Toda a oportunidade e comportamento observados na internet, pode ser explorada na criação de novas mídias sociais e redes sociais. Essas mídias representam um conjunto de redes que tem por objetivo manter-se integradas, ou simplesmente, dar as pessoas a possibilidade de se expressarem através da internet.

A qualquer momento pode surgir uma nova mídia. Um streaming de música, com finalidade peculiar de compartilhamento de playlist, uma nova plataforma de publicação de vídeos ou rede profissional etc. Tudo acontece de forma muito rápida. As mídias sociais e redes sociais promissoras que nascem hoje, podem se tornar obsoletas amanhã, em detrimento do surgimento de outras, com mais funcionalidades.

Mídias sociais e Redes sociais

Devemos compreender as redes sociais como um determinado sistema, contendo um grupo de pessoas envolvidas em disseminar alguns assuntos ou ideias. Uma rede integrada de assuntos que podem ser diversificados ou únicos. Tudo depende da finalidade social da rede.

Por outro lado, as mídias sociais compreendem todo um conjunto de veículos/redes disponível para interação entre pessoas, ideias ou assuntos. E essa interação pode acontecer de maneira fluida entre vários desses veículos ao mesmo tempo, formando uma cadeia de mídia com várias redes.

Para entender melhor a integração das mídias sociais com as estratégias de marketing, leia este post:

A imagem abaixo mostra como é o universo que compreende as mídias sócias.

Redes sociais x Mídias sociais
As mídias sociais compreendem todo um conjunto de veículos disponível para interação entre pessoas, ideias ou assunto.

Podemos observar que existem várias opções de mídias sociais disponíveis. Dentro de cada contexto de mídia social, encontramos uma gama de redes de conteúdos e assuntos específicos, que podem conter uma ligação com a outra.

Há, no entanto, que se observar como os usuários de cada rede se comportam, quando se pretende gerar valor para uma marca ou produto. É preciso estar atento ao comportamento desses usuários para engajá-los com sua marca.

Avaliar o comportamento dos usuários para estabelecer valor para uma marca está associado a definição de branding. Entenda melhor lendo este post:

Se uma marca pretende explorar uma mídia social, onde a audiência é basicamente formada por jovens, é preciso todo um planejamento de comunicação em torno disso. Talvez determinada rede social necessite de uma comunicação informal, menos obstrutiva. O primordial é que o internauta se sinta satisfeito, reconhecido e acolhido pela sua marca.

Planejamento de mídias sociais em larga escala

Todo negócio que queira se destacar no cenário atual das tecnologias, precisa considerar o uso das mídias sociais. É necessário fazer todo um estudo detalhado do comportamento do público (personas) que se espera alcançar e adotar as estratégias corretas nas mídias em detrimento desse público.

O uso das redes sociais como fator de crescimento de um negócio é indispensável. Ela possibilita um contato com o público em larga escala, considerando a preferência do usuário com os propósitos da sua marca. A distribuição dessa informação se torna descentralizada e está ao alcance de todos.

A acessibilidade das redes sociais é algo que transformou a forma de consumo de conteúdo e produtos. O usuário tem o poder de classificar aquilo que é relevante para ele, em qualquer momento ou necessidade. Algo que é considerado mínimo, pode se tornar interessante para um determinado grupo de pessoas, tudo depende da relevância do conteúdo para o público.

Podemos tomar como exemplo os virais memes de internet. Não há como saber se determinado assunto ou vídeo vai fazer sucesso na rede. É uma questão de aceitação do público e da criatividade espontânea de cada campanha. Ou seja, isso acaba sendo um termômetro indicativo da popularidade e estratégia de uma marca ou perfil social.

Em que mídia social devo difundir o meu negócio?

Como já foi dito, a melhor mídia social e rede social a ser explorada é aquela que alcança melhor o seu público-alvo. No vasto universo das mídias sociais, há diversas redes que concentram um grande potencial de assuntos relevantes. Portanto, a melhor rede social é aquela que se encaixa no perfil do seu negócio e que vai entregar a sua informação às pessoas certas (e ajuda-las, é claro).

Quer entender de forma personalizada como  seu negócio pode explorar o meio social. Solicite uma consultoria.

Com a ajuda de um profissional qualificado, busque estabelecer um plano de engajamento para sua marca/produto. Procure entender a fundo o que é o seu produto e como ele pode beneficiar as pessoas de maneira que elas prossigam acompanhado suas dicas e opiniões. Tenha como objetivo causar o máximo de empatia com o público, independentemente da plataforma utilizada. Tudo isso vai agregando um valor gradativo e positivo à sua marca ou produto.

Ainda nesse sentido, é importante avaliar uma periodicidade na divulgação das informações. Porque se o usuário demonstrou interesse em seguir suas atividades na rede, não é conveniente deixá-lo sem essas informações. Portanto, estabelecer um plano para divulgação, traz grandes vantagens competitivas e forte engajamento do público.

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Tenha cautela, porque tudo que é dito (postado) nas mídias sociais é difundido muito rápido.

Além da rápida difusão da informação, tudo é tido como uma verdade absoluta, independente da confirmação dos fatos. O que é postado nas mídias sociais e redes sociais pode gerar, positiva ou negativamente, a repercussão de uma marca/produto. Se algo é dito, logo é compartilhado, atingindo grandes proporções.

Partindo desse dogma, é importante também estar atento à boa reputação da marca nos meios sociais. Porque, dada a quantidade de informações disponíveis hoje, o usuário não encontra o tempo devido para averiguar tal informação, e acaba tomando-a como verdade.

Outra questão fundamental para o bom relacionamento nas mídias sociais, está em dar importância ao que o público está dizendo a seu respeito. Isso significa que qualquer comentário, ainda que negativo, seja respeitado e tratado com ponderação. Excluir uma pessoa da rede, ou ignorar por completo a sua crítica, é uma atitude bastante agressiva e que pode gerar um impacto ainda pior.

Desqualificar a crítica ou insatisfação do seu cliente nas mídias, nunca é a maneira certa de agir. Essa atitude pode formar uma “bola de neve” de comentários negativos a respeito da sua marca/produto. E reverter um quadro desse tipo é algo bastante complicado.

Concluindo

Compreender as mídias sociais e suas redes para a divulgação de uma marca ou produto é indispensável. O sucesso de um negócio advém de uma boa estratégia em torno das redes socais e divulgação.

Esse post é apenas uma primeira parte de outras postagens sobre o assunto. Dá para ter outro ponto de vista sobre o tema no post:

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Te vejo na próxima!

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