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Marketing pessoal para autopromoção e ascensão de negócios

O termo Marketing Pessoal não se aplica apenas a profissionais autônomos ou pequenos prestadores de serviços. É um tipo de estratégia que pode ser muito bem explorado por grandes negócios.

Oferecer relevância para o público é um método que agrega grande valor de mercado para uma marca. Nesse sentido, existem várias possibilidades de criar soluções personalizadas e autênticas para os consumidores. Desenvolver o Marketing Pessoal é um excelente começo para se fixar na mente dos clientes e adquirir notoriedade.

O termo Marketing Pessoal não se aplica apenas a profissionais autônomos ou pequenos prestadores de serviços.
O termo Marketing Pessoal não se aplica apenas a profissionais autônomos ou pequenos prestadores de serviços.

A técnica consiste em criar uma boa percepção perante o público como forma de promoção. Trata-se agir com condutas que demonstrem confiança, postura de ajuda ao consumidor e entrega de conteúdos relevantes e indicativos.

Com o Marketing Pessoal, muitos negócios têm surgido e se posicionado como opções de nicho. É um jeito de demonstrar valor e ação personalizada de produtos ou pessoas.

Mediante o grande alcance das publicações em mídias sociais, é permitido a qualquer pessoa fazer o Marketing Pessoal individualmente. É um meio eficaz para produção de conteúdo com valor agregado, que traz diferencial de autopromoção.

O Marketing Pessoal é a forma natural de transmitir valor e confiança para o seu público-alvo. Natural no sentido de atestar verdade, autenticidade, bons valores e distinção.

Ainda nas redes sociais, qualquer segmento pode apostar nesse tipo de marketing que traz grandes resultados. O alcance do público é surpreendentemente alto e as estratégias adotadas podem ser significativas.

Marketing Pessoal está diretamente ligado ao tipo de percepção do público em relação a você. Ter uma marca personalizada e original reforçam os laços de confiança e elevam o valor de compreensão dos produtos.

Entender bem o conceito de Marketing Pessoal é de extrema importância no gerenciamento e estratégias.

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é uma forma de se autopromover e adquirir notoriedade perante o público-alvo. Todas as características que agregam valor à sua pessoa, ou a algo que você representa, podem ser consideradas nesse processo.

Se você é um profissional autônomo, ou tem um cargo de importância em uma determinada empresa, é preciso sempre ter boa conduta e postura que transmitam responsabilidades e valores.

Se arrumar bem, falar bem, agir bem, tudo isso demonstra uma imagem positiva sobre si. Desse modo, o seu marketing pessoal permanece afinado, atraindo a confiança e a atenção das pessoas.

Com a grande abrangência dos meios digitais, fazer o processo de autopromoção é indispensável, e isso se reflete na competitividade de uma marca. Há diversas possibilidades de expor produtos, ideias, conceitos e valores, usando a internet como aliada.

A maneira assertiva com que a informação chega às pessoas pelos meios digitais já superou a forma de marketing tradicional. Hoje, temos uma comunicação direta com o público. E esse público é seletivo e antenado, no que se refere ao conteúdo.

Por isso, é importante manter uma boa correspondência com o seu consumidor e com as pessoas que fazem parte do seu ciclo profissional. O conceito de marketing pessoal parte dessa premissa: seja interessante, com propostas claras e objetivas.

Além disso, seja coerente com os valores da empresa que você representa. Sua postura é que vai indicar se ela merece credibilidade por parte do público. Lembre-se: as marcas são representadas por pessoas e pessoas precisam agir conforme os seus valores.

Com Marketing pessoal, você atrai e conquista clientes, além de gerar bons negócios

O marketing pessoal dá grande força na construção e no posicionamento de uma companhia. Pessoas confiantes e com brio transmitem esse sentimento aos clientes que passam também a fazer parte dessa corporação.

Pessoas confiantes e com brio transmitem esse sentimento aos clientes que passam também a fazer parte da marca.
Pessoas confiantes e com brio transmitem esse sentimento aos clientes que passam também a fazer parte da marca.

Com isso, a imagem do negócio ganha cada vez mais prestígio. Isso traz credibilidade aos produtos e às propostas da empresa em questão. É um processo natural de atração e retenção de clientes pela empatia.

Para se destacar no mercado concorrido que temos nos dias atuais, é indispensável investir na construção de uma imagem forte – branding. A marca precisa ser percebida pelas pessoas como algo que traz diferencial nos produtos.

O diferencial deve ser percebido primeiramente nas pessoas que compõem o time. Esse talvez seja o ponto mais importante de todos. Um bom atendimento, que soluciona as dúvidas dos consumidores e que demonstra objetividade, é a primeira estratégia a ser adotada no processo de Marketing de uma instituição.

Aos gestores, cabe a função de treinar os colaboradores para que eles realmente se integrem ao propósito pelo qual representam. Colaboradores felizes reflete em serviços de qualidade, e resulta em clientes satisfeitos e engajados.

O marketing pessoal que resulta na eficiência de um perfil deve partir de cada um dos integrantes da equipe. Cada qual tem um estilo subjetivo que contribui grandemente para o fortalecimento do todo.

Afinal, quando falamos de construção e de posicionamento, estamos falando do trabalho em grupo. Membros de uma equipe tem propostas individuais, que somadas às outras, agregam muito valor competitivo ao negócio.

Ter uma marca personalizada, com propostas de valor é um bom começo para o marketing pessoal

Construir uma marca com personalidade forte requer de sua empresa propostas de valor bem elaboradas. A partir daí esses valores serão absorvidos pelo seu time, dando uma sequência natural no processo de marketing pessoal de todos.

Todas as pessoas integradas à equipe precisam transparecer uma energia positiva na empresa em que prestam serviços. É muito comum associar o marketing pessoal apenas a perfis individuais de pessoas e isso é um engano.

No entanto, um empreendimento se torna realmente expressiva quando todos estão em perfeita sintonia com os objetivos propostos. Desde o primeiro atendimento a um novo cliente até um pós-venda, as pessoas precisam refletir a essência de grupo.

Começar o processo de marketing pessoal vai muito além de simplesmente se vestir ou falar bem. Quando se trata de pequenas e médias corporações, o início é fundamental para o alinhamento de ideias.

Empresas que detém grandes nomes a zelar sabem da importância de um bom processo de marketing. E isso é muito relativo aos setores que fazem parte da concretização dessa atividade.

Trabalhar com propagandas em formato tradicional, investir em marketing digital, Inbound Marketing, Inside Sales etc, tudo complementa uma sequência lógica do sucesso de um todo. Esses são termos que estão sendo muito difundidos como novas formas de estratégias de marketing.

Mas, nessa escala não pode ser negligenciado o marketing das pessoas que formam o processo. Ou seja, todo o time precisa, sim, ter uma conexão uniforme de ideias e valores a respeito dessa iniciativa.

Adquirindo vantagens com o Marketing pessoal

Algumas coisas contribuem muito para o sucesso de umnegócio e ter diretrizes bem estabelecidas trazem grande vantagem no mercado.

Invista em uma boa marca (logotipo personalizado)

Investir em uma boa imagem é algo que exige projeto e planejamento. Para se chegar a um logotipo personalizado, são necessários alguns estudos que vão determinar a forma final do símbolo.

Além do desenho propriamente dito do logotipo, são feitas pesquisas que determinarão o tipo de conduta e os valores de uma empresa. Esses valores, associados a outros conceitos, vão orientar para um bom posicionamento no mercado.

Elabore estratégias de autopromoção autênticas

Marketing pessoal está intrínseco a autopromoção – de uma pessoa ou um perfil corporativo. Portanto, o processo de promoção precisa expressar autenticidade. Ou seja, se promover de uma forma que não condiz com as diretrizes da instituição, cedo ou tarde, trará resultados negativos.

Ser verdadeiro na conduta e nos serviços prestados aproximará as pessoas que realmente se interessam pelo seu produto. Estabelecimento e colaboradores precisam “vestir a mesma camisa” para alcançarem o sucesso juntos.

Uma marca personalizada, com propostas de valor objetivas, traz grande diferencial competitivo

Você ganha muito mais força no mercado quando as pessoas se identificam com suas propostas. Produtos que demonstram a qualidade prometida pela organização reforçam essa percepção.

Conquiste uma boa rede de relacionamentos (Networking)

Quem pretende alcançar percepção e oportunidades no mercado precisa se relacionar com outras pessoas, isso é indiscutível. Construir uma boa rede profissional (Networking) pode se tornar um fator estratégico para se estabelecer grandes parcerias de sucesso. Mas não use o seu networking para uma comunicação invasiva.

Uma equipe alinhada com os preceitos da empresa, contribui positivamente para o sucesso da marca
Uma equipe alinhada com os preceitos da empresa, contribui positivamente para o sucesso da marca

Esteja em eventos que tenham relação direta com o seu negócio

Participar de eventos que tenham relação com o seu negócio é primordial para estabelecer um bom networking. É nesses eventos que você encontrará pessoas com interesse nos seus produtos, ou que simplesmente estão em busca de trocar experiências.

Por isso, é fundamental estar alinhado aos valores da empresa a qual você representa, para que essa conexão seja a mais verdadeira possível. Demonstrar atitudes autênticas e com propósito fortalecem o marketing pessoal.

Além disso, tenha sempre em mãos alguns cartões de visita. Pode ser que em um determinado evento você encontre uma outra pessoa disposta a investir na sua ideia, ou fazer parte da expansão do seu negócio, por exemplo.

Os fins são muitos, porém esteja sempre preparado para quando eles aparecerem. Tudo tem a ver com a sua presença, disposição para se expor e apresentar a sua companhia e os seus objetivos.

Nesse sentido, podemos deduzir que o marketing de qualquer negócio deve começar com um bom marketing pessoal. Se você, com o seu time, se apresentam bem, com energia e empenho, isso acaba despertando o interesse de outras pessoas em compartilhar da sua ideia.

Tem sido muito comum grupos de empresários se reunirem para trocar referencias profissionais em pequenos eventos. Essa prática confirma a tese da importância do networking para a expansão de um estabelecimento.

Nesses grupos de referências, você e sua ideia são apresentados aos demais membros em um ciclo amistoso. Tem o momento da troca de ideias, onde são apresentados conceitos, valores e há o momento, propriamente dito, de se fazer o marketing pessoal.

É nessa hora que uma marca com propostas claras ganha destaque e atenção. Pessoas empenhadas, com objetivos bem esclarecidos, trazem para si o interesse dos demais, formando um grupo sólido, com parcerias frutuosas.

Formas de potencializar o Marketing Pessoal

O processo de marketing pessoal pode acontecer de várias formas. As mais comuns, em se tratando da utilização dos meios digitais, são:

Texto

Trabalhar com textos ajuda muito na construção da autoridade. Isso porque, com o tempo, você se torna uma autoridade de referência no assunto, pelo fato de escrever bem sobre ele, e demonstrar conhecimento na questão.

Desse modo, é uma excelente estratégia começar escrevendo em blogs e sites, assuntos que sejam relevantes para o seu consumidor. Além disso, se manter ativo nas redes sociais, com propostas de engajamento e interação com o público, é fundamental para a manutenção dessa autoridade.

Áudio

Da mesma forma que acontece com os textos em blogs e redes sociais, há também a maneira de se construir autoridade por meio de áudios. Fazer marketing pessoal com áudios informativos se torna mais cativante e mais acessível, inclusive.

Há pessoas que preferem ouvir a informação a ter que ler. Dependendo da oportunidade e da situação, é mais cômodo escutar o conteúdo. Por isso, existem empreendimentos que apostam em podcasts, webradio e etc.

Vídeo

Esse formato é, sem dúvida, o mais cativante do momento. Inúmeras pessoas têm ganhado notoriedade, criando vídeos espontâneos, publicando na rede (Youtube propriamente dito) e conseguindo milhares de seguidores.

Além de criar uma empatia maior com o público, o vídeo reforça a imagem da marca e torna o contato mais humanizado. Os laços pessoais, nesse caso, se fazem mais fortes e duradouros, o que é bom para o Marketing Pessoal.

Mostre-se ativo nas mídias sociais

Formas de potencializar o Marketing Pessoal
Formas de potencializar o Marketing Pessoal

As mídias sociais são canais que possibilitam uma liberdade de interação muito forte com o público. Elas contribuem positivamente no processo de conexão entre pessoas e marca. E no marketing pessoal, isso é primordial.

Ter um site, com um conceito personalizado expressa segurança e desperta a confiança do público com o seu negócio. Investir na criação de sites representa um ótimo começo para uma estratégia completa e bem definida.

Criar um site com a sua identidade, te possibilita integrá-lo às redes sócias e a um blog informativo, além de outras coisas, claro. Em se tratando de marketing pessoal, ter diferencial competitivo reforça a notoriedade do empreendimento.

Apegue-se ao habito de produzir bons conteúdos para o público interessado. Pessoas estão em busca de algo que resolva problemas e que seja informativo, em primeiro momento.

Sendo assim, faça das mídias sociais uma grande aliada na hora de converter visitantes para o seu site, ou landing page. Participe de debates e fóruns, proponha soluções inteligentes e faça questionamentos também.

Escolha as redes sociais onde o seu público é mais ativo. Não há nenhuma necessidade em criar perfis em todas as redes, porque isso não ajuda muito. Fazer marketing pessoal de forma efetiva é alcançar as pessoas certas, nos lugares certos.

Para concluir

Ter o auxílio de um consultor de marketing no início, pode ser interessante. Ele vai orientar em quais canais a estratégia deve começar e como ela vai evoluir. O processo de construção da autoridade acontece de médio a longo prazo, em virtude da concorrência pelo segmento ou período de vigência do conteúdo.

Começar um planejamento tendo como referência o marketing pessoal de todos os envolvidos em uma organização, é indicativo de sucesso. Busca, antes de tudo, a sintonia do time e a uniformidade de ideias.

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