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Marketing de conteúdo focado em negócios

Fazer o Marketing dos seus produtos com o intuito de alcançar mais clientes é uma estratégia natural de qualquer negócio. Afinal, nos dias atuais, quem não é visto, dificilmente será encontrado. E essa afirmação nunca teve tanta urgência como agora, sendo uma inteligente estratégia investir em Marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo focado em negócios
Estamos imersos em uma era onde tudo é digital

A base fundamental do Marketing para qualquer negócio é causar encantamento. É preciso demonstrar autenticidade, qualidade, unicidade aos produtos. O cliente precisa se sentir satisfeito ao adquirir seu produto, porque ele deseja encontrar um conteúdo que resolva o seu problema.

O Marketing com o qual estamos acostumados está mudando. Entendemos mais claramente por marketing tudo aquilo que aparece nos canais de TV, nos intervalos dos programas, nas embalagens dos produtos, nos outdoors espalhados pela cidade etc.

Por outro lado, estamos imersos em uma era onde tudo é digital. A cada dia desfrutamos mais das coisas da internet e da internet das coisas. É tudo muito fácil de encontrar. Basta abrir um aplicativo, ou procurar no Google.

Nesse sentido, os seus prováveis clientes estão mais seletivos. Eles têm o poder de procurar por um produto ou mesmo tirar uma dúvida, relacionada a esse produto. Não é preciso esperar a publicidade aparecer na TV, ou ver essa publicidade estampada em um jornal.

Para esclarecer a dúvida ou procurar um produto, ele pode acessar tudo pela internet do celular, através dos mecanismos de busca. E quando ele fizer isso, o seu conteúdo/produto precisa estar acessível e bastante claro para ele.

As estratégias de posicionamento de marca, através do branding, ilustram bem esse cenário. Confira neste post:

Então, o que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de conteúdo é a forma como você expõe as qualidades do seu produto aos clientes. É uma maneira de engajá-lo na sua marca com a intenção de gerar valor. E pode ser aplicado de diversas formas.

Como foi mencionado anteriormente, o intuito do Marketing é causar entusiasmo ao seu público-alvo. Você precisa mostrar que, de fato, o seu produto ou marca é o melhor do segmento e que tem um conteúdo de relevância para a vida das pessoas.

Fazer Marketing de conteúdo é dar prioridade ao que o produto tem e da sua eficácia. Por exemplo, se você tem uma loja virtual, é importante que as pessoas tenham uma página exclusiva onde seja possível acessar e entender mais sobre um produto específico.

Trata-se de uma forma de esclarecer e causar empatia. Dê ao seu cliente/futuro cliente dicas educativas, sugestões de uso e aplicações claras e contundentes.

Crie um conteúdo de qualidade que vise esclarecer ou resolver as questões levantadas pelo público.

Essa é uma questão fundamental para o marketing de conteúdo. O seu público-alvo precisa ter informações que transmitam segurança e que mostram o quanto sua marca domina determinado assunto. Isso ganha mais ênfase quando o seu conteúdo ajuda a resolver um problema de alguém.

Explique ao seu cliente por que o seu produto é o melhor no segmento, com dicas e sugestões. Isso certamente irá engajá-lo com a marca/produto. E sempre que houver qualquer dúvida relacionada a esse tipo de produto, esse internauta vai retornar ao seu site, porque lá, ele encontrou a solução que precisava.

Quando alguém faz uma pesquisa em um mecanismo de busca, ele deseja encontrar um conteúdo informativo e de relevância.

Você já reparou que, quando as pessoas têm alguma dúvida urgente, ou simplesmente estão procurando por algo, também urgente, elas recorrem ao Google. Isso acontece comigo, acontece com você e com milhões de pessoas por conta da acessibilidade dos meios de comunicação.

É por isso que a sua marca precisa estar lá quando ele procurar. No conteúdo que descreve o seu produto precisam estar as palavras-chave que o internauta digitou na busca e que o levarão a clicar e tirar a dúvida que ele tem.

Se você conseguir ajuda-lo, muito bem! Quando ele precisar novamente, já sabe a quem recorrer.

Para criar páginas atrativas ao público, é necessário um bom planejamento e uma boa estratégia. Entenda:

O cliente não quer uma publicidade obstrutiva, mas ele gosta de ser surpreendido e encantado.

Mecanismo de busca
cause o máximo de encantamento ao internauta que está na sua página

Ninguém gosta de ficar sendo interrompido quando está fazendo algo, certo? E na web isso também se aplica.

Evite colocar aqueles pop-ups chatos com publicidade, que interrompem a leitura e bloqueiam qualquer outra função no site. Porque, a menos que você feche a janela, não dá mais para ler o conteúdo. Isso é obstrução.

Mas vale colocar propagandas espalhadas pelo texto, contendo produtos correlatos ou uma chamada para outro post informativo, mais detalhado ou etc. Porém, evite exageros.

Ao contrário, busque causar o máximo de encantamento ao internauta que está na sua página naquele momento. Surpreenda-o com uma dica bem legal sobre o produto que ele está pesquisando. Faça um paralelo com outros produtos que você vende.

Tudo precisa ser suave e o internauta precisa sair da sua página satisfeito e bem informado.

Vale destacar que se o seu negócio ainda não tem um site é imprescindível que ele esteja na internet desde já. Com o seu produto acessível, ele vai atingir um número maior de pessoas e a sua autoridade no assunto vai crescendo gradativamente.

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Faça uso do Marketing de Permissão com o seu conteúdo informativo.

Outro fator de sucesso para a divulgação da sua marca e, consequentemente, dos seus produtos, é usar o Marketing de permissão.

Esse tipo de marketing está intrínseco ao Marketing de Conteúdo. Isso porque ele visa obter uma informação valiosa do seu público, como e-mail ou telefone.

A partir dessa troca de informações, o marketing de permissão acontece. Você oferece um conteúdo de relevância e o seu público fica satisfeito a ponto de deixar o e-mail ou telefone dele com você. A partir daí, é permitido que você entre em contato constante com ele, sem parecer inconveniente.

Por isso, quando estiver escrevendo sobre o seu produto ou marca na internet, deixe um campo para que o internauta possa informar o seu e-mail. Através desse e-mail, envie uma newsletter com dicas importantes toda a semana. Essa é outra maneira de gerar engajamento e empatia com o público.

Uma consultoria pode te esclarecer melhor esse assunto. Entenda melhor lendo esse post:

Para concluir

O Marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável para qualquer negócio. Não importa o tamanho do seu negócio, o importante é que você tenha o conhecimento necessário acerca do que você promove.

Esse conhecimento precisa chegar ao seu público-alvo de forma que ele compreenda a sua autoridade naquele assunto.  E passe a vê-lo como referência para uma futura dúvida ou compra.

Foque primeiramente em ajudar a pessoa que chegou até você com uma dúvida ou insegurança. Surpreenda-o com um conteúdo de qualidade e um atendimento autentico e personalizado.

Lembre-se: O seu possível cliente, primeiramente, procura solução e conteúdo.

Continue agregando conhecimento. Leia mais sobre este tema.