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Desenvolvimento de sites que são estratégicos e eficientes

Não há como ignorar que o desenvolvimento de sites é uma das estratégias que precisam estar incorporada na cultura de qualquer empresa. Um site bem desenvolvido traz abrangência para uma marca e dá evidencia aos produtos, além de agregar muito diferencial em outros pontos.

A nova onda digital exige dos empreendedores uma visão mais sistêmica acerca de um negócio. Deve-se considerar que o comportamento dos clientes, de qualquer segmento, está completamente diferente de alguns anos atrás e isso envolve o uso de estratégias diferentes e eficazes.

Como a internet é um canal de comunicação acessível a qualquer pessoa hoje em dia, é fundamental que o seu negócio esteja lá. Isso garante a sobrevivência da sua marca e a promoção dos seus produtos.

Estima-se que, somente no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas acessam a internet. Ela é utilizada para adquirir novos produtos, tirar dúvidas, pesquisar lugares etc.

Um negócio que tem um bom site já abre uma boa vantagem se comparado a negócios que ignoram essa estratégia. Mas lembre-se: não se trata apenas de criar páginas na internet contendo a logomarca e uma breve descrição dos produtos.

O desenvolvimento de um bom site te dá diferencial competitivo

Ajude a esclarecer qualquer dúvida relaciona aos seus produtos
Ajude a esclarecer qualquer dúvida relaciona aos seus produtos

Para se destacar da multidão dos sites disponíveis hoje, é necessário que você entregue às pessoas a informação que elas procuram. Que ajude a esclarecer qualquer dúvida relacionada aos seus produtos.

O desenvolvimento de sites prioriza ainda diversas questões que fortalecem o posicionamento de uma marca. Essas questões envolvem uma análise bastante apurada sobre seus clientes e a forma como eles se comportam na internet.

Imagine em uma pescaria onde o tipo de isca que você utiliza é determinante para atrair o tipo de peixe que você quer. É importante observar, primeiramente, o ambiente em que se atua e propor soluções que são relevantes para o público e que tragam engajamento.

Em conjunto com a criação de um site, há que se utilizar diversos outros canais que vão contribuir para a percepção do negócio. O uso das redes sociais, divulgação de vídeos e publicação de conteúdo é um dos pilares do sucesso de um produto.

Para entender um pouco mais sobre o uso das mídias sociais nas estratégias de uma marca, não deixe de ler estes dois posts:

Tenha um site que é referência na propagação de informações

O seu negócio adquire autoridade e notoriedade quando você se propõe a esclarecer a dúvida do seu público. Portanto, desenvolver um site que entrega uma comunicação direta e eficaz é um indicativo de sucesso.

Ainda que seja possível criar sites grátis por aí, o auxílio de um profissional que entenda do assunto é indispensável. O seu negócio precisa mostrar diferencial competitivo. Criar mais do mesmo não fortalece em nada o sucesso dos seus produtos e a propagação da sua informação.

Com uma estratégia bem elaborada de conteúdo, consequentemente seu site vai ganhando visibilidade e importância para o Google. Dessa forma, qualquer pesquisa que tenha relação com o seu produto pode te colocar no topo do Page Rank.

Vamos entender algumas questões que são de suma importância para o sucesso de um negócio, quando se trata de desenvolvimento de sites.

O que o desenvolvimento de um site traz de importância para o seu negócio?

O desenvolvimento de um site traz importância para o seu negócio
O desenvolvimento de um site traz importância para o seu negócio

Em primeiro lugar, quando se fala em desenvolvimento de sites,  o objetivo é que a sua marca e os seus produtos sejam encontrados na internet. Esse já é um passo importantíssimo para se destacar da concorrência.

É através do site que seus produtos ganham visibilidade e popularidade. O propósito central aqui é entregar relevância, notoriedade e facilidade de acesso à informação.

Em muitos casos as pessoas preferem pesquisar na internet sobre um produto antes de adquiri-lo. Essas pessoas procuram por referencias, dicas, sugestões, comentários, entre outras coisas.

E quando a sua marca se dispões a entregar uma informação esclarecedora, isso gera o engajamento do público. E com esse engajamento, agregado a um bom conteúdo, é que sua marca se destaca no segmento.

Um dos conceitos mais explorados no desenvolvimento de sites é a forma como o seu conteúdo será transmitido aos internautas. Faz toda a diferença quando as páginas são objetivas e ajudam os usuários a navegarem por outras seções do site sem dificuldade.

Dentro da descrição do produto ou da marca é preciso explorar bem seu Marketing de conteúdo. Essa técnica dá evidencia às características do seu produto e pode te colocar no topo dos mecanismos de busca.

Dá para entender mais claramente sobre estratégias de marketing de conteúdo neste post:

Todas as estratégias de marketing convergem para um bom site

O conteúdo que é divulgado nas redes sociais, é compartilhado justamente com o objetivo de gerar tráfego para esse site. E assim detalhar de forma estratégica um produto.

Assim sendo, há lojas que nem sequer existem mais no mundo físico. A demanda pelos seus produtos é tão alta que um site bem planejado e estruturado é a única opção dos consumidores.

As lojas virtuais representam bem esse cenário da importância do desenvolvimento de sites bem planejados. Desde a exibição dos produtos até a conclusão de uma compra, tem-se uma estratégia bem aplicada e gerenciada.

A Netshoes é um desses exemplos de lojas conceito.  Ela optou por fechar todas as suas unidades físicas e apostar somente no digital. A migração de lojas físicas para o digital tem sido crescente justamente pela acessibilidade e mobilidade da internet.

Nesse sentido, destaca-se aquele site que é feito pensado na experiência do usuário. Optar por colocar uma página no ar apenas porque todo mundo tem um site, é “chover no molhado” e não trará resultado algum.

Ou seja, sem estratégia direcionada, sua marca acaba encontrando os mesmos problemas de visibilidade do mundo físico. Por isso, uma consultoria pode ser interessante antes de dar os primeiros passos.

Quais são as melhores estratégias aplicadas no desenvolvimento de sites?

A melhor estratégia para o desenvolvimento de sites é, sem dúvida, pensar nas pessoas que irão acessá-los
A melhor estratégia para o desenvolvimento de sites é, sem dúvida, pensar nas pessoas que irão acessá-los

A melhor estratégia para o desenvolvimento de sites é, sem dúvida, pensar nas pessoas que irão acessá-los. São elas que vão determinar o sucesso ou o fracasso do site. Afinal, site sem visibilidade é um site morto e ineficaz.

É preciso ter um plano bem traçado para que esse site ganhe notoriedade. É bom que ele seja encontrado facilmente e que consiga transmitir a informação que se propõe, com clareza e eficácia.

Umas das características de sucesso de um website é quando ele demonstra semântica para SEO (Search Engine Optimization). Esta é uma denominação técnica que, quando bem aplicado à estrutura de um site, faz com que ele ganhe evidencia dentro do Google.

Se o seu produto tiver uma forte concorrência, o SEO será determinante para que a sua marca esteja entre as primeiras posições. Essa estratégia é indispensável no desenvolvimento de sites hoje em dia.

Para conseguir um SEO qualificado é preciso entender sobre detalhes técnicos da construção de um site. Tudo começa nas primeiras linhas do código e vai se estendendo por toda a estrutura do projeto.

Há diversas ferramentas disponíveis na internet, que prometem criar sites grátis e elegantes. Mas, em muitos casos não passa disso. Sua marca precisa investir em um domínio – nome do site, ex.: meusite.com.br -, servidor de hospedagem, etc.

Invista em um bom nome para o seu site e na hospedagem dos seus arquivos

O domínio é sua identidade na internet e precisa ser renovada periodicamente, e há um custo para isso. Além disso, como parte da estratégia do desenvolvimento de sites, é necessário escolher um tipo de servidor de hospedagem para manter os arquivos desse site em perfeito funcionamento.

O valor da hospedagem de um site pode variar de acordo com a sua robustez. Se houver um fluxo de gerenciamento muito grande, com vários e-mails envolvidos, banco de dados e etc, esse investimento pode ser grande.

É preciso ter em mente que tudo se trata de táticas vencedoras. Investir em estratégias que tragam resultados é primordial e não deve ser negligenciada.

Um artifício forte no desenvolvimento de sites, está no design das páginas. O design determina como será a interação dos internautas com o seu site. Demonstra se seus produtos são claros e acessíveis.

Um layout de páginas bem aplicado deve guiar o usuário por todo o site. É um fator crucial para o engajamento do público com os produtos. Além disso, contribui para a imagem e percepção da marca mediante o uso de cores e tipografia.

Ao desenvolver um site, aposte na divulgação de conteúdos relevantes. Isso te dá inúmeras vantagens, porque atrai visitantes que estão realmente interessados no que você se dispõe a oferecer e te traz clientes mais qualificados.

Outra estratégia matadora para um bom site é a sua integração com as redes sociais. Como já foi dito aqui, usar as redes sociais vale como um termômetro que te ajuda a obter feedbacks acerca da sua presença na internet.

Vale ressaltar, mais uma vez, que uma consultoria em Marketing digital pode ajudar bastante a estabelecer um ponto de partida no desenvolvimento de sites. Entenda como funciona uma consultoria digital:

Vi no Google que existem algumas plataformas que oferecem criação de sites grátis. Então, por que devo pagar para criar um site?

Na verdade, o contexto de desenvolvimento de sites é mais profundo do que parece. Trate-se de um trabalho que precisa integrar vários pontos. E esses pontos precisam estar em sintonia para que o sucesso possa chegar de forma natural e orgânica.

Criar uma página na internet, para qualquer segmento, é uma tarefa relativamente fácil. Alguns minutos numa plataforma de criação de sites, crio uma conta, escolho um template, coloco o nome da minha empresa, escolho uma cor que esteja próxima da cor do meu cartão de visitas e pronto.

Posso escolher quantas páginas meu site vai ter- 1,2..4. Determino os menus para essas páginas (Home, sobre, produtos contato), escrevo um pouco sobre a minha empresa e meus produtos e finalizo.

Porém, isso tudo é muito superficial e precisa ser melhor trabalhado. Investir no desenvolvimento de sites te dá a possibilidade de analisar a concorrência e fazer algo muito superior a eles em termos técnicos.

O objetivo, com a criação de um site, é trazer visibilidade, acessibilidade e diferencial competitivo. É entregar informações e conteúdo que sejam esclarecedores. É aplicar técnicas direcionadas a atrair, educar e transformar internautas em futuros clientes.

O contexto de desenvolvimento de sites é mais profundo do que parece.
O contexto de desenvolvimento de sites é mais profundo do que parece.

Procure a orientação de um profissional antes de começar a desenvolver um novo site

Para isso, é necessário um profundo estudo para se tornar referência no assunto em questão. Ser a primeira opção no Google, exige um esforço grande de estratégias de divulgação de conteúdo e compartilhamentos.

É sempre interessante ter a orientação de um profissional nessas questões, porque ele vai conseguir mensurar e estabelecer as diretrizes necessárias para alcançar o público correto para a sua marca.

É importante lembrar que cada produto ou marca, tem necessidades e público diferentes. Adotar uma fórmula pronta para o desenvolvimento de sites, não te trará o resultado esperado.

Por isso, é muito comum alguns gestores se frustrarem quanto ao investimento nos meios digitais. Se não houver um objetivo, uma estratégia e um direcionamento, não vai haver o resultado almejado. Pense nisso.

Investir no desenvolvimento de um site vai fazer com que ele seja o 1º no Google?

Um site quando é bem planejado, traz consigo toda a estrutura necessária para ser bem posicionado nos mecanismos de buscas. Não se trata apenas do Google, mas também no Bing, Yahoo e afins.

Faz parte de uma boa estratégia estabelecer os meios de posicionar as palavras chaves que irão determinar as características dos produtos ofertados. Dentro do código fonte das páginas serão aplicadas as técnicas que vão determinar esse parâmetro nas buscas.

Além disso, ter um site que está em constante atualização também favorece para uma boa posição nos buscadores. Divulgação de conteúdo, links de referência e autoridade contribuem muito para essa condição.

Ao investir no desenvolvimento de um site, geralmente há uma equipe empenhada em analisar e estabelecer os meios de divulgação da marca, tendo como base o comportamento dos consumidores. No Google, por exemplo, existem dois tipos de ranqueamento: orgânico e pago.

Ranqueamento orgânico x Ranqueamento Pago

Investir no desenvolvimento de sites vai além de ficar nas primeiras posições do Google
Investir no desenvolvimento de sites vai além de ficar nas primeiras posições do Google

Ranqueamento orgânico é quando trabalhamos com todas as estratégias de alcance natural de uma marca. Há todo um planejamento que visa a abrangência natural da informação, ou seja, sua marca alcança o topo das buscas sem que seja necessário pagar por isso.

Por outro lado, o ranqueamento pago é quando há a divulgação com base em um orçamento diário. Estabelecemos os critérios de alcance da publicação (idade, localização, palavras chave etc) e definimos o orçamento para a impressão dessa publicação.

Usar uma estratégia paga ou orgânica, vai depender da urgência do alcance dessa marca. É indicado, a princípio, trabalhar com uma boa estrutura de conteúdo do site e aguardar a primeira indexação. Depois disso, dá para se ter uma base mais exata acerca dos recursos a se utilizar.

Investir no desenvolvimento de sites vai além de ficar nas primeiras posições do Google. Primeiro que sua marca adquire um aspecto profissional e com proposta de comunicação. Depois, que há toda uma direção e acompanhamento por traz dos objetivos pretendidos com um site.

Ficar no topo do Google é resultado de um trabalho bem elaborado, de médio a longo prazo. É a consequência natural da satisfação do público com a sua marca e o seu produto. Sobretudo, é o engajamento com o que é informado nas páginas desse site.

Além disso, um site bem posicionado é aquele que melhor se adapta aos dispositivos mobile. Criar um site que é completamente acessível a esses dispositivos, agrega muito valor e relevância para o Google. A essa tendência, nós chamamos de sites responsivos. 

O que são sites responsivos?

Os sites responsivos são aqueles capazes de se adaptar a qualquer dispositivo que acessa a internet. É um novo conceito que agrega bastante valor semântico a um site, porque dispensa a criação de uma versão exclusiva para cada resolução de tela.

O endereço do site permanece único, mudando apenas a disposição dos elementos de acordo com a tela de exibição. Isso ajuda a reduzir o custo de desenvolvimento do site, além de torna-lo mais amigável e competitivo para SEO.

Desde Abril de 2015, o Google tem dado prioridade aos sites que são desenvolvidos dessa forma. É um requerimento básico para qualquer projeto e não deve ser considerado um diferencial que agrega aumento de custo ao site.

Quando se inicia a construção de um novo site, a equipe de desenvolvimento já deve ter em mente o uso dessas funções como regra. Faz parte do escopo de qualquer website ser responsivo. São os chamados Mobile Frendly.

Site que tem boa experiência de navegação em dispositivos móveis

O ideal, quando se iniciar um novo projeto de website, é começar desenhando as telas para os dispositivos mobile.
O ideal, quando se iniciar um novo projeto de website, é começar desenhando as telas para os dispositivos mobile.

Mediante a alta demanda de acesso à informação pelos dispositivos móveis, o site que não estiver adaptado a essas tecnologias é considerado obsoleto e disfuncional. Segundo pesquisas, 61% dos internautas optam por navegar em sites com boa experiência mobile.

O ideal, quando se iniciar um novo projeto de website, é começar desenhando as telas para os dispositivos mobile. Ou seja, é preciso projetar o layout, primeiramente, para serem exibidos em telas menores, depois disso, vai se adaptando para as telas maiores.

Todo esse levantamento é constituído de pesquisas que visam o maior número de acesso por celulares, tablets etc. Criar um projeto de website é estar atento ao comportamento dos usuários que vão acessá-lo.

Esse assunto de planejamento de construção de site fica melhor esclarecido neste post. Não deixe de conferir.

 

Nesse sentido, é cada dia maior a prioridade em se propagar um conteúdo de qualidade. A intenção de se criar um site é elevar a visibilidade de uma marca e dos seus produtos, e trazer engajamento.

É uma tendência forte apostar em layouts menos poluídos e que dê ênfase ao conteúdo. Essa estratégia também garante um bom ranqueamento do site nos mecanismos de buscas, porque um conteúdo quando é claro e objetivo, se torna relevante às pessoas.

Outro ponto a se observar é o tempo que as pessoas têm para acessar um site. As situações podem ser diversas. Por isso é fundamental investir na performance das páginas para dispositivos mobile.

O desenvolvimento de um site de sucesso começa a partir desses elementos: que seja primeiramente responsivo e que entregue a informação com qualidade, rapidez e elegância.

Como é o processo de gerenciamento do site depois de pronto?

Um site para se manter ativo e dinâmico, precisa ser atualizado com frequência. E essa atualização não é questão meramente técnica. É preciso que ele seja alimentado com informações estratégicas, que tragam visitantes para as páginas.

Por isso é muito importante a parceria com um profissional de Marketing na gestão do conteúdo. Esse profissional vai trabalhar com um gerenciamento eficiente para trazer resultados para a marca.

Em geral, no desenvolvimento de um site, já há uma plataforma com painel administrativo para a adição e edição das informações do site. Muitos profissionais que desenvolvem sites optam por implementar a plataforma WordPress.

O WordPress é feito justamente para facilitar o gerenciamento das páginas, porque contém uma interface amigável, intuitiva e de fácil utilização. Mas isso não quer dizer que o site foi criado em cima de uma estrutura pré-moldada.

Verdadeiros profissionais da criação de sites trabalham conforme o planejamento. E como citamos acima, tudo depende do público e quais são as suas necessidades. A partir disso, define-se o layout do site, as suas funcionalidades e as estratégias de propagação e de marketing.

O gerenciamento de um site deve ser focado em obter resultados. É conseguir a atenção dos internautas, torna-los fiéis à sua marca e, principalmente, fiéis ao que você se propõe a difundir.

E para finalizar, é importante ressaltar que o desenvolvimento de um bom site faz parte das muitas estratégias de marketing de uma empresa. E por isso ele precisa ser bem planejado para potencializar a sua imagem digital.

Para entender mais sobre estratégias de marketing digital para empresas, leia este post:

Continue agregando conhecimento. Leia mais sobre este tema.