Potencialize a sua estratégia digital

Solicitar orçamento agora

Como definir o branding de sucesso para sua marca

A marca retrata toda a história que envolve o consumo do seu produto ou serviço
A marca retrata toda a história que envolve o consumo do seu produto ou serviço

O primeiro passo para definir um branding de sucesso é encontrar o coração do seu negócio. Isso mesmo! Tudo começa a partir de uma missão e de uma visão da empresa, que vão servir de orientação para que todos da equipe estejam engajados e saibam dos objetivos da marca. E assim persistam nesse objetivo fortalecendo a imagem e a percepção por parte do seu público consumidor.

Sendo assim, a qualidade dos seus produtos ou serviços, aliados a um bom atendimento, servirão de base para qualificar a sua marca. Ou seja, um produto forte e valioso irá transformá-la em algo verboso.

A marca retrata toda a história que envolve o consumo do seu produto ou serviço. É exatamente o que faz o seu consumidor se lembrar de você quando tem uma necessidade ou uma oportunidade de consumo.

Por isso, a função de desenvolver e proliferar uma marca de sucesso é papel de toda uma equipe trabalhando de maneira uniforme e integrada. É um trabalho de todos.

Toda marca tem (ou pelo menos deveria ter) o intuito de entregar um benefício aos seus consumidores. É através desse benefício que o comprador vai escolher a sua marca e não a do concorrente.

O que é branding?

Em resumo, o Branding é todo o processo de gerencia de uma marca. Consiste em reunir todos os esforços necessários para que a marca seja desejada e tenha uma imagem positiva na mente dos clientes.

Do conjunto que forma um branding – nome, símbolo, missão e valores – é preciso chegar a soluções que agradem os clientes, os tornem fiéis e envolvidos.

No processo de construção de uma marca, há que se levar em conta diversas situações. O seu desenvolvimento envolve uma profunda análise dos valores, da missão, da política interna da empresa e principalmente dos seus objetivos.

Um branding que agrega valor para a marca de uma empresa requer a união constante de todos os membros. Desde o CEO até o RH, da equipe de Marketing ao atendente e auxiliar de produção, todos ajudam a construir a imagem cativante de uma marca.

Qual é a importância do branding

O papel fundamental de um branding é transmitir verdade e diferencial a uma marca. Verdade no sentido de propagar o real propósito à empresa. Dos seu objetivos e relacionamentos com o cliente.

Com a criação de um branding, espera-se que todos estejam envolvidos no sucesso da marca. Ele precisa transmitir o espírito de proatividade do time e precisa reforçar e fiscalizar a qualidade dos produtos e serviços. Com isso, naturalmente se ganha a fidelidade dos consumidores.

O branding tem o objetivo de abrir novos horizontes para uma marca. Deve-se criar um planejamento estratégico para que o produto alcance um mercado abrangente através dos meios sociais, da publicidade etc.

Entenda mais sobre as Mídias sociais nestes posts:

Em que momento do meu negócio eu preciso investir no branding?

Para uma marca alcançar e manter o seu ápice, a gestão do branding precisa ser eficiente. E o momento mais oportuno para isso acontecer é no início da formação do negócio.

É no começo de todo o processo que se deve definir a cultura da empresa, os seus valores e sua política. Com essa base bem definida, fica mais fácil expandir as estratégias de evolução e manutenção da marca – o seu Market Share.

Como parte importante do investimento em branding, está o monitoramento do comportamento dos consumidores. É preciso uma constante avaliação desse comportamento para que as estratégias não fujam do objetivo, visto que o hábito de consumo está mudando muito rápido. Por isso, colher o feedback dos clientes e manter uma interatividade constante com eles, é de extrema importância.

Lembre-se: sua marca precisa ser lembrada pela qualidade, eficácia, pela diferença no atendimento ao público, pelo material que utiliza etc. Sua marca precisa estar estampada no seu site, que é um dos ativos de marketing mais importantes e indispensáveis atualmente. Portanto, uma marca bem alinhada e aplicada dentro empresa é sinal de um branding efetivo.

Entenda qual é a importância de criar um site estratégico neste post:

Saiba como uma boa consultoria pode ajudá-lo no processo de posicionamento da sua marca:

O valor da marca como diferencial competitivo: Brand Equity

Sua empresa precisa estar em constante processo de inovação para preservar o seu diferencial competitivo e agradar ao seu público. Clientes satisfeitos e engajados com a marca são aqueles que veem os valores de uma marca preservados e ao mesmo tempo inovados nos produtos.

Sua empresa precisa estar em constante processo de inovação para preservar o seu diferencial competitivo e agradar ao seu público
Sua empresa precisa estar em constante processo de inovação para preservar o seu diferencial competitivo e agradar ao seu público

Esse ativo gera fidelização e faz a marca adquirir mais valor frente aos concorrentes e consolidar o seu Brand Equity. É interessante que esse valor surja de dentro para fora nas empresas. E quando o produto chegar até o consumidor, ele vê tudo isso refletivo na marca e passa a fazer parte desse grupo de valores.

Atente-se aos fatores que agregam valor a uma marca:

A metamorfose do Branding

As empresas precisam sempre estar preparadas para todas as mudanças de comportamento dos consumidores. A marca deve se manter aquecida e fortalecida pelas novas tendências do mundo moderno. Elas têm que adaptar as suas estratégias para o digital, tanto na comunicação com o público, quanto na presença de mercado (Marketing digital).

Veja como usar o Marketing digital como diferencial competitivo neste post:

Apresente ao seu público-alvo um conteúdo bem direcionado e esclarecedor. Essa estratégia certamente fará com que sua marca seja difundida e compartilhada nos meios sociais. Ah! Nunca dispense a utilização das redes sociais na construção do seu branding.

Os consumidores de hoje medem a qualidade de um produto ou serviço pelo que eles fazem pela sociedade. Então, uma marca de sucesso precisa entregar benefício e ser transparente com o cliente, e obterá como contrapartida uma percepção de valor bem positiva.

Como construir um branding efetivo?

Comece priorizando a experiência de consumo dos seus clientes. Agregue essa estratégia à sua marca e o sucesso será uma consequência natural.

O primeiro passo para definir um branding de sucesso é encontrar o coração do seu negócio
O primeiro passo para definir um branding de sucesso é encontrar o coração do seu negócio

A avaliação do ecossistema em torno da marca te permite obter um mapa exato da influência exercida por ela. A influência trazida pelos consumidores e também por parte dos colaboradores, acionistas, imprensa, etc – os chamados Stakeholders.

Uma boa análise e um bom conhecimento desse ecossistema facilita uma comunicação fluida e dinâmica com o público-alvo da marca. Afinal, o público pode ser oriundo de diversos segmentos: divulgadores, viabilizadores, avalizadores etc.

É indispensável identificar bem o real propósito da marca. Porque, a partir daí, serão integrados a esse propósito todos os que operam a marca. Isso deve acontecer naturalmente por conta da relevância e autenticidade percebidas pelo público.

É o seu público quem vai definir como a sua marca deve se posicionar no mercado. Um branding de sucesso avalia toda uma pesquisa de mercado antes de iniciar o posicionamento de marca.

Busca-se com isso oferecer um produto de qualidade e obter os sentidos emocionais dos clientes. O posicionamento da marca busca um diferencial de marcado, formando uma imagem autentica e positiva na mente dos consumidores.

Quando se pretende posicionar uma marca, há que se ter em consideração a sua verdade. Ou seja, o que for definido deve ser mantido como uma premissa. Por exemplo:

Os critérios para a formação de uma marca

A escolha do nome (naming) precisa seguir alguns critérios bem exatos. É indispensável que ele esteja alinhado com a estratégia que a empresa irá adotar no mercado. Precisa ser de fácil fixação na mente dos consumidores e deve transmitir empatia e originalidade.

O passo seguinte é definir de forma criativa um desenho que irá representar a marca (logo). A logomarca deve mostrar toda a essência antes definida nas estratégias em forma de símbolo e nome. O logotipo estará presente em todas as suas ações de marketing.

É através da boa representação da marca – nome, cores, desenho – alinhado ao cumprimento daquilo que é prometido, que a marca é percebida. A percepção de uma marca faz com que ela se torne um verbo para os consumidores.

Para que a marca seja percebida e compreendida em todas as situações de aplicação, é imprescindível que haja um manual da marca bem escrito. Esse manual vai agregar tudo que foi definido na criação e será um guia de orientação para a comunicação posterior da marca.

De todas as ações de marketing hoje, a mais eficiente e proveitosa é, sem dúvida, a digital. E é por meio do marketing digital que se obtém os melhores feedbacks e um termômetro mais específico dos consumidores.

A comunicação bilateral – marca / consumidor – é algo que já faz parte da revolução do branding. O seu cliente tem o poder de opinar sobre a sua marca e, sobretudo, precisa ter sua opinião considerada.

As redes sociais contribuem muito para esse cenário de interação bilateral. Toda estratégia de branding precisa ter um planejamento bem elaborado considerando as mídias que lhe for mais convenientes. A partir das métricas obtidas com a interação do público, consegue-se determinar novas estratégias mais direcionadas.

Compreenda o poder da mídias sociais neste post:

 

Concluindo

Um branding que gera resultado para uma marca precisa começar dentro da instituição. Precisa ter a coparticipação de toda a equipe envolvida no objetivo da marca. O sucesso da estratégia vai acontecer a partir de uma visão “fora da caixa”, em que se busca entender as necessidades do público. Só depois desse entendimento bem definido é que a marca deve partir para uma estratégia direcionada.

Ouvir o seu consumidor, entender a sua necessidade, ajudá-lo e surpreendê-lo já é um indicativo de sucesso. Marcas bem-sucedidas são aquelas preocupadas com o fator sustentável, acolhedoras, menos formais ( a formalidade vai depender do público, é claro) e mais espontâneas.

Continue agregando conhecimento. Leia mais sobre este tema.