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Consultoria digital e o posicionamento de marcas

As empresas precisam se adaptar a esse novo ritmo do marcado se quiserem permanecer ativas
As empresas precisam se adaptar a esse novo ritmo do marcado se quiserem permanecer ativas

Manter um negócio funcionando a todo vapor, atrair e fidelizar os clientes é uma das maiores metas dos empreendedores de hoje. É indiscutível que a satisfação dos consumidores seja algo primordial para a sobrevivência de qualquer marca e uma consultoria digital será de grande valia nessas horas.

Com a acessibilidade da tecnologia e a rápida difusão da informação, o comportamento das pessoas tem mudado radicalmente. Elas são as próprias detentoras do poder de escolha de um produto ou de uma marca.

E é pensando justamente nessa revolução do consumo, que você precisa investir primeiramente em cativar seu público. É saber causar empatia para que esse processo de escolha seja natural e traga resultados efetivos.

As empresas precisam se adaptar a esse novo ritmo do marcado se quiserem permanecer ativas. Muitos dos conceitos de marketing aplicados tempos atrás, tornaram-se obsoletos e de pouca eficácia.

O consumidor dessa era tecnológica pesquisa tudo sobre um produto antes de adquiri-lo. A consultoria digital concluirá que o Google tem sido bastante utilizado para encontrar serviços e bons produtos, e se a marca da sua empresa não estiver lá, ela deixa de ser uma opção.

Os consumidores vão se renovando junto com a visão de uma empresa. Tudo faz parte de um processo natural de evolução e acessibilidade à informação. As marcas de maior sucesso procuram compreender a real necessidade dos seus consumidores. Assim, elas orientam e esclarecem esses consumidores sobre qualquer dúvida referente aos produtos ou a própria marca.

Essas marcas de sucesso estão ativas nas mídias sociais, interagindo constantemente com o seu público. Elas publicam vídeos institucionais e tutoriais, publicam em blogs todo tipo de informação que seja interessante para as pessoas.

Continue lendo e veja quais são as vantagens competitivas de uma marca de sucesso na era digital.

Seja uma marca diferenciada na mente dos seus consumidores

Essa é a chave do sucesso de qualquer empreendimento. Ser diferente não quer dizer que seus produtos ou serviços precisam ser ultra exclusivos, ou coisa de outro mundo. Sua marca precisa ser diferenciada no ponto de vista das pessoas.

Tenha o objetivo de encantar o seu consumidor e dar a ele uma sensação de exclusividade. Na consultoria digital de uma marca, ensinamos que o sorriso de um cliente é a maior certificação de sucesso que o seu produto pode adquirir.

A sua empresa e os seus clientes precisam estar nessa mesma sintonia. Ou seja, todos da empresa devem sentir essa energia positiva de causar o encantamento no público e receber o mesmo encantamento como recompensa.

É necessário compreender que seu maior ganho é, primeiramente, a satisfação dos seus clientes. A partir daí o retorno financeiro será uma consequência natural. E como consequência natural também acabam chegando outros clientes, porque um consumidor satisfeito, torna-se um grande proliferador da sua marca e dos seus produtos.

Em um processo de consultoria digital, avaliamos duas situações: de oceano vermelho e de oceano azul. É um processo simples que ajuda a entender o posicionamento e os desafios de uma marca no cenário em que ela atua e como agir.

Se a sua marca oferece serviços onde há muita concorrência, ela já se encontra em um oceano vermelho. Há uma grande competição pela venda dos produtos, uma disputa acirrada para atrair a atenção do público, dentre outras situações.

No oceano azul, sua marca é exclusiva no segmento. Ou seja, seus produtos são únicos, não há concorrência, ninguém te conhece ou conhece o quanto os seus produtos são importantes para as pessoas, etc.

Em ambas situações há grandes oportunidades e muitos desafios. Saber explorá-las se torna a chave para o sucesso de um bom negócio.

Oceano vermelho x Oceano azul: o diferencial da marca é que te faz anular a concorrência

Oceano vermelho x Oceano azul: o diferencial da marca é que te faz anular a concorrência
Oceano vermelho x Oceano azul: o diferencial da marca é que te faz anular a concorrência

Quando se trata desses termos, uma consultoria digital pode prever que é mais fácil navegar por um oceano azul. Isso porque, ainda não há concorrência, seu produto é exclusivo e você explora um nicho ainda desconhecido.

Sem dúvida essa estratégia é muito boa. Ela te dá um lucro rápido, posicionamento fácil, porque você é a única autoridade no assunto. Mas nem sempre se consegue trabalhar com produtos completamente exclusivos.

Afinal de contas, com o passar do tempo, o oceano que era azul vai gradativamente se tornando vermelho. A concorrência vai chegar mais cedo ou mais tarde, e se manter como referência no assunto exige muito esforço e estratégia.

Competir em um oceano vermelho é uma tarefa árdua, que precisa ser constante e objetiva. Isso se dá principalmente pela grande concorrência de marcas e produtos, que competem pelo mesmo público.

Por outro lado, trata-se de demonstrar um diferencial competitivo. Coisa relativamente simples que pode virar o jogo e te colocar como uma opção interessante mesmo que o mercado já esteja saturado.

A consultoria digital te ajuda a ver que sua marca pode ser melhor posicionada usando medidas pontuais. Pode ser um atendimento diferenciado; uma relação entre marca e cliente transparente e verdadeira; um vínculo, sobretudo, de parceria.

Portanto, estar em um oceano vermelho ou azul é uma questão de oportunidade. Competir em um ou outro cenário continua a exigir estratégia e foco, e claro, sempre observando o comportamento do público.

Você precisa ter ferramentas de marketing eficientes e não simplesmente um site da moda

Dentre as diversas opções de posicionamento de uma marca no cenário digital, está a criação de sites. Esse tipo de marketing precisa estar associado a outros meios, como as já mencionadas, mídias sociais.

A consultoria digital mostra que o website é uma das ferramentas de marketing mais forte para o posicionamento de uma marca. O site traz exclusividade e visibilidade para os produtos. Tudo deve estar alinhado com a identidade da empresa e propor o engajamento com o público.

Porém, ainda é muito comum empresas criarem grandes sites e se esquecerem de integrar a ele boas estratégias. Não vai agregar nenhum resultado se apenas manter as páginas paradas sem proposta de engajamento.

Além disso, há quem se preocupe em criar páginas com grandes animações e efeitos da moda, e se esquecem do verdadeiro propósito. As pessoas navegam nos sites em busca de informações relevantes e não de um playground.

Um bom site precisa ser acessível. Ele precisa ser leve, adaptável em vários dispositivos, para que sua informação possa ser vista em qualquer lugar e sem restrição. Esse já é um grande diferencial de sucesso para uma marca.

Optar por uma consultoria digital antes de iniciar qualquer estratégia é válido. Talvez o site não seja a opção certa naquele momento e seja necessário começar por outras opções digitais até a marca adquirir notoriedade.

Lembre-se: todas as ações de marketing digital precisam estar integradas, com a intenção de proporcionar engajamento com o público. Faça esse questionamento: quais são os propósitos da marca? Qual o diferencial dos seus produtos?

Use essas questões como base para iniciar qualquer estratégia digital. Não deixe de pedir a opinião de um ou mais consultores. Começar do jeito certo evita o retrabalho e te traz resultados mais rápidos e mais expressivos.

Procure resolver um problema e ainda ganhar com isso. Esse é o modelo de negócio dos sonhos

O modelo de negócio ideal é aquele onde a marca se propõe a resolver um problema e ajudar as pessoas. Quando o cliente se sente satisfeito com a informação que teve, na qual o ajudou a esclarecer uma questão, ele se torna fiel e estará sempre por perto.

Essa fidelidade é boa, porque sempre que ele tiver uma dúvida, vai recorrer ao seu site, blog ou rede social para buscar ajuda e se manter atualizado. Isso faz parte do processo de empatia entre consumidor e marca.

Para se tornar inovador, é indispensável que um negócio supra alguma necessidade ou problema dos possíveis consumidores. Explorar nichos de mercado é bom para potencializar produtos e agregar diferencial competitivo à marca.

Quando os consumidores descobrem que sua marca ajuda a resolver um problema que outros ainda não conseguiram, automaticamente você se torna uma referência. Esses consumidores estarão dispostos a pagar pela sua solução porque ela é única no mercado.

No contexto da consultoria digital, avaliamos da seguinte forma: se a sua marca, com os seus produtos, ajuda a resolver o problema das pessoas e você ainda recebe por isso, eis o modelo de negócio ideal. E novamente poderemos falar do cenário do oceano azul.

Mesmo que um negócio trabalhe com produtos que já estão no mercado a bastante tempo, é possível inovar. A inovação é o ato de transformar problemas em solução, sejam eles novos ou antigos.

Talvez aquele produto ainda não supra determinada função, ou precise ser agregado a outro produto para ser completo. Se o cliente conseguir encontrar em um único produto aquilo que era preciso em dois, por exemplo, você já resolveu um problema.

Então, é importante compreender que soluções inovadoras partem de problemas ainda não resolvidos. É uma questão de autoridade.

Construa a autoridade da sua marca e você se tornará referência no mercado

Uma vez que o seu produto esteja consolidado na mente dos consumidores, o próximo passo é construir a autoridade da marca. Em um processo de consultoria digital, nos referimos a autoridade como um ponto de referência fundamental.

Autoridade é fazer da sua marca, ou produto, a solução mais atrativa e recomendável. E para alcançar esse patamar é necessário muito trabalho de divulgação e reconhecimento.

Sua marca precisa ser lembrada por ser ponto de orientação no auxílio aos consumidores. É a forma objetiva de conduzir os internautas a optarem por determinado produto ou solução.

Divulgar conteúdo informativo, com dicas importantes, é muito proativo para imagem de uma empresa, principalmente no cenário digital. Tendo como base que os internautas pesquisam sobre os produtos antes de adquiri-los, todo o esforço em marketing digital e estratégias fortalece essa decisão.

O propósito de ganhar autoridade se constrói gradativamente. O primeiro passo é causar encantamento com sua informação e conteúdo, trazendo visitantes para suas páginas. Em seguida, há que se trabalhar para que esses visitantes sejam convertidos em clientes.

O propósito de ganhar autoridade se constrói gradativamente
O propósito de ganhar autoridade se constrói gradativamente

Essa transformação de visitantes/clientes é um trabalho que demanda várias estratégias de marketing de conteúdo. A construção da autoridade da marca caminha junto com a conversão de visitantes em clientes.

Uma boa orientação da consultoria digital revelará que a melhor solução para conseguir autoridade de marca é começando por um blog. Dentro do blog, além de conteúdo bem informativo, conseguimos orientar os internautas a conhecerem outros produtos e ler outros textos informativos.

É um caminho suave em conduzir o leitor pelas entrelinhas da informação, sempre lhe orientando da maneira correta e sendo transparente. Nessa relação de confiança, o cliente se sente esclarecido das suas dúvidas e passa a querer a sua solução como ponto de partida.

Tenha sempre as redes sociais como aliadas nesse processo.

Utilize as redes sociais como aliadas na construção da autoridade da sua marca

Em geral, as pessoas utilizam o Facebook durante todo o dia. Em se tratando de rede social, ele é a melhor solução para propagar uma marca. O processo de autoridade é forte nas redes sociais.

O objetivo ao se propagar uma informação nas redes sociais é que o conteúdo pode ser compartilhado alcançando muitas pessoas. Isso faz com que consumidores, com dúvidas em comum, consigam acessar a informação.

Daí, ocorre um processo natural de tráfego para o site e autoridade de marca. Mais pessoas vão encontrar relevância na sua informação, vão conhecer os produtos e a sua solução, e podem ser convertidos em clientes.

Além do Fabebook, outras redes sociais são utilizadas. Temos o Linkedin, Instagram, Twitter, Snapchat etc. A utilização ou não de cada rede vai depender de onde o seu público está presente. Afinal, cada rede representa um tipo específico de público e propósito.

Para entender mais sobre redes sociais, não deixe de ler:

Na consultoria digital todas essas questões são levantadas com o intuito de potencializar as estratégias. Integrar um blog com as redes sociais, tem sido uma solução bastante eficiente de propagação de conteúdo e marca.

As estratégias de marketing são baseadas em pesquisas sólidas. Sabe-se que as pessoas se interessam por assuntos relevantes. E essas pessoas pesquisam em portais de notícias, leem blogs com conteúdo relacionado, etc.

Portanto, o ponto de partida para uma estratégia digital é estar atento principalmente ao comportamento dos internautas que serão os consumidores da marca. Afinal estamos explorando os meios digitais como tática de autoridade.

Desse modo, conseguimos em conjunto com as redes sociais, uma autoridade mais abrangente e eficiente. Um processo natural de divulgação de informações relevantes e estratégicas.

Criar um blog é uma excelente fonte para começar a divulgação da sua marca

Como já foi mencionado neste artigo, ter um blog é uma excelente ferramenta para divulgação de informações e conteúdo. Existem várias formas de criar um blog na internet. Há opções gratuitas, com layouts personalizados etc.

Mas trabalhar com a divulgação de conteúdo através de um blog requer métodos que tragam engajamento de qualidade. De acordo com o produto ou serviços que se pretende oferecer, há o tipo adequado de linguagem a se utilizar e formas de conduzir o leitor pela informação.

Uma consultoria digital pode determinar o tipo correto de estratégia para cada situação. É sempre válido ressaltar a importância de se observar o consumidor e tentar ao máximo esclarecer suas dúvidas frequentes.

Estabeleça uma periodicidade de conteúdo para que o internauta crie o hábito de acompanhá-lo. Dessa forma, os laços de proximidade entre consumidor e marca estarão sempre estreitos e interligados.

Consultoria digital e o posicionamento de marcas

Uma consultoria digital eficiente é um bom começo para estabelecer o posicionamento de uma marca. Há diversas estratégias que podem ser adotadas em um cenário digital que favorecem a percepção e o engajamento do público.

Utilizar estratégias de forma abrangente facilita essa percepção e faz a informação fluir de modo natural. Propor o compartilhamento nas redes sociais potencializa essa percepção e gera resultados positivos.

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