Potencialize a sua estratégia digital

Solicitar orçamento agora

Anúncio em redes sociais com foco no engajamento

Adotar as redes sociais como plataforma para divulgação de uma marca é uma excelente ideia para promover engajamento. No entanto, é preciso investir em métodos bastante aprimorados de anúncio em redes sociais para se destacar da grande concorrência.

O início de um projeto de Marketing em redes sociais requer astúcia e visão estratégica. A princípio, sua marca ainda não é conhecida pelo público e seus serviços são pouco divulgados. É necessário começar com ações que gerem impacto e que sejam auto promotoras.

Conseguir a segmentação de anúncio em redes sociais que tragam engajamento com o público é uma sacada de sucesso. Temos que encontrar a forma certa de chegar até o público-alvo e despertar nele o interesse pelo seu produto. Isso tudo, claro, oferecendo a ele conteúdo de relevância de acordo com o seu interesse.

Caso você ainda não tenha lido, sugiro a leitura dos seguintes posts para entender melhor o assunto:

Utilizar perfis em redes sociais agregam bastante valor a uma marca. Isso, porque, as redes sociais conseguem gerar bom tráfego para o site, converter para a compra de um produto ou serviço e, principalmente, interagir de forma ativa com seu público.

Vamos analisar os tipos de anuncio em redes sociais dentro das plataformas mais utilizadas:

Facebook

FacebookO Facebook é, atualmente, a rede social com o maior número e usuários ativos. Já são mais de 1,7 bilhão de adeptos todo o mês na plataforma. A rede social também é dona do Whatsapp e do Instagram. No contexto de anúncio e redes sociais, ela é amplamente utilizada pelas empresas e traz bons resultados para as estratégias de marketing.

Para marcas que precisam alcançar um público mais específico, segmentar campanhas no Facebook é uma ótima opção. Isso acontece porque a plataforma conhece bem o comportamento dos seus usuários ativos. Assim, a distribuição de anúncios é bem mais eficiente e promissora.

Além disso, o site oferece diversas formas de criar os anúncios. Eles podem ser exibidos em formato de imagem única, vídeo único ou em formato de slide. Também podem ser criados anúncios do tipo Canvas – um formato novo de publicidade que o Facebook disponibiliza. Para saber mais sobre esse último formato, acesso: canvas.facebook.com.

Como atingir o objetivo com os anúncios do Facebook?

Cada campanha de anúncio em rede social exige uma estratégia bem planejada, e no Facebook não é diferente. Nesse sentido, o processo de reconhecimento da marca e a  conversão (objetivo final) acontecem da seguinte forma:

1. Reconhecimento da marca por parte do público

O público precisa saber da existência da sua marca. Então, nesse estágio é preciso adotar medidas que vão alcançar o maior número de usuários possíveis. Trata-se de criar o primeiro contato com o público e causar empatia.

2. Condução de trafego

Essa etapa é onde se consegue conduzir o internauta para uma Landing Page ou site, por exemplo. Como parte efetiva do anúncio em redes sociais, aqui há um relacionamento de consideração com a marca.

Nesse estágio, o usuário já o conhece e vê autoridade nas suas publicações. Portanto, é hora de conduzi-lo a tomar uma ação de compra, download de material etc.

Sobre o desenvolvimento de sites como estratégia de Marketing, eu explico tudo nesse post. Confere lá:

3. Anúncios que vendem

Nesse tipo de anúncio, colocamos uma chamada para que o internauta quando, apresentado a um produto, tenha o interesse despertado em comprá-lo. É a parte de interação com a marca/produto de uma forma mais objetiva e direcionada, com um determinado objetivo.

Dentro das determinações das campanhas do Facebook, quando se trata de anúncio em redes sociais, ainda é possível segmentá-los de outras formas. Eles podem ser por:

Quanto devo gastar para anunciar no Facebook?

Você será cobrado por uma diária de anúncios. Ou seja, o orçamento será determinado pelo conjunto de ações que serão adotadas. Por exemplo:

Cada uma dessa opções apresenta um valor referente ao seu propósito.

Há quem prefira criar um orçamento de anúncio em redes sociais para toda a campanha de uma só vez. Sendo assim, a plataforma vai calculando seu orçamento em detrimento dos dias definidos para essa campanha.

Instagram

InstagramO Instagram contém mais de 500 milhões de usuário ativos por mês. É uma rede social voltada para a divulgação de fotos e vídeos. Essa plataforma permite a integração com outras aplicações como o Facebook e Twitter para o compartilhamento das postagens e anúncios em redes sociais.

A grande sacada em explorar o Instagram para anúncios é a criatividade em criar postagens que cativem os usuários. É preciso criar um processo de proximidade com o público e formar um elo familiar entre marca e consumidor.

O Instagram foi adquirido pelo Facebook em 2012. Por isso, o formato de anúncio na plataforma e segmentação com o público são praticamente idênticos. É necessário criar uma página para a marca ou produto para promovê-los como tipo de anúncio em redes sociais.

Quais são os formatos de anuncio do Instagram?

Os anúncios para o Instagram são similares aos do Facebook – em formato de foto única, vídeo único, ou slide de imagens. Você pode criá-los baseado na aparência e nos objetivos da sua marca. Esses anúncios são lançados no feed de notícias dos usuários da rede que podem ser visualizados através de um navegador ou pelo aplicativo instalado.

Esses anúncios serão apresentados aos usuários da rede com a maior propensão em converter a oferta. Como característica comum do anúncio em redes sociais, é possível escolher:

Tudo vai depender do grau de empenho da marca e dos objetivos almejados com as campanhas.

As opções para a divulgação dos anúncios no Instagram são:

Como o Instagram cobra pelas suas campanhas?

Os anúncios em redes sociais atuam de maneira muito similar. No caso do Instagram, ele se baseia em orçamento diário de campanha.

Também é possível definir um tipo de orçamento que abrange toda a campanha de uma só vez. Como no Facebook, esse orçamento é calculado pelo período de duração da campanha.

Twitter

TwitterO Twitter também é conhecido por ser o SMS da internet. Ganhou esse apelido porque permite a publicação de textos de no máximo 140 caracteres. É uma importante rede social quando o assunto é interagir de forma direta com o público.

Hoje, a rede social possui mais de 300 milhões de usuário ativos na plataforma. Apesar de pouco popular, quando o assunto é anúncio em redes sociais, a plataforma tem opções bem interessantes e assertivas para campanhas.

A rede permite o compartilhamento de informações com links, imagens, e hashtags, que ajudam a potencializar o conteúdo de acordo com a busca dos internautas. Os anúncios no Twitter são ótimos para aumentar o número de seguidores e promover produtos. Além disso, é possível criar campanhas segmentadas, com a intenção de alcançar um público mais específico.

Ao promover um post no Twitter, a rede irá cobrar pelos cliques, retweets, número de seguidores etc. Também é possível optar pelo orçamento de custo por visualização do anúncio (CPM). A escolha vai depender do tipo de comunicação estabelecida com o público-alvo.

O Twitter permite ainda a opção de pagar pela base de seguidores alcançados na promoção da marca. Ou seja, a rede sugere que pessoas sigam a sua conta.

Quais são as opções de segmentação usadas pelo Twitter?

Como funciona o tipo de orçamento para os anúncios no Twitter?

O Twitter segue a mesma linha de orçamentos diários para campanhas de anúncio em redes sociais. Define-se a quantidade diária e as publicações são exibidas na rede. Ser a primeira opção de exibição, no segmento em que atua, vai depender do quanto os concorrentes investiram em seus orçamentos diários. O cálculo é simples: quem investe mais, aparece mais.

Pinterest

PinterestO Pinterest também trabalha com o formato de divulgação de fotos e vídeos. O diferencial está no fato de o usuário conseguir catalogar essas fotos e vídeos em pastas. Além disso, o usuário consegue organizar, da forma que desejar, as imagens e os vídeos postados. A rede já registra 150 milhões de usuários ativos.

A redes social é muito utilizada no segmento de modas e arte, porque alcança um público com interesses específicos. No ramo de anúncio em redes sociais, o Pinterest faz com que as postagens pagas cheguem ao maior número de usuários possíveis.

Quais são os tipos de anúncios do Pinterest?

Quando se trata de anúncio em redes sociais, o Pinterest ainda é pouco explorado. A rede social oferece apenas um tipo de formato, o chamado Pin Patrocinado (Postagens pagas). Fala-se em um novo formato de publicidade em desenvolvimento, mas ainda é algo experimental.

Essas postagens patrocinadas são inseridas no feed dos usuários, do mesmo modo que postagens comuns. A única diferença é a informação de que o Pin é pago.

Os objetivos com as campanhas no Pinterest são:

Em qualquer tipo de anuncio em redes sociais, uma campanha baseada no reconhecimento visa atrair a atenção para uma marca. O Pinterest se utiliza dessa tática para fazer com que os usuários possam compartilhar uma determinada ideia em sua timeline e proliferar para o maior número de pessoas possível.

Por sua vez, as campanhas de engajamento visam perfis que já demonstram uma intenção mais clara em salvar as ideias e compartilhá-las posteriormente. Nesse tipo de campanha, o usuário pode ser cobrado por “repins”, cliques ou close-ups.

As campanhas de tráfego buscam internautas que já demonstram interesse em adquirir o que é proposto no perfil. Sendo assim, o anunciante pode direcioná-lo para uma landing page e lá concluir a compra.

O Pinterest oferece as seguintes opções de segmentação de anúncio

Qual é o orçamento mínimo disponível no Pinterest?

Quando se escolhe por um tipo de anúncio em redes sociais e a opção é o Pinterest, paga-se um mínimo exigido apenas pelo reconhecimento da marca. As opções de engajamento e tráfego não exigem lance mínimo.

Portanto, as opções de propagação na rede são:

Snapchat

SnapchatO Snapchat é um serviço de mensagens multimídia e de conteúdo personalizado. Sua base de usuário já chega 200 milhões. O principal objetivo da plataforma é a troca de snaps entre os usuários da rede.

Os anúncios na rede são uma boa opção apenas para grandes anunciantes, porque, diferente dos demais tipos de anúncios em redes sociais, ele exige um orçamento mais alto.

Quais são os tipos de anúncios oferecidos pelo Snapchat?

Talvez por não ter uma popularidade tão elevada como das demais redes sociais, o Snapchat segmenta anúncios apenas para grandes empresas. Seus anúncios são feitos em vídeos verticais, móveis, de até 10 segundos. O preço da campanha vai depender muito do seu tipo, mas o preço pode chegar até 1.000 dólares.

A plataforma trabalha com outro tipo de anúncio, mais em conta para usuários comuns. Eles são os chamados de Filtros Geográficos e funcionam como molduras pré-definidas nos vídeos. É uma opção interessante para segmentação, se comparada a citada anteriormente.

Linkedin

LinkedinO Linkedin é a maior rede profissional disponível hoje. Sua base de usuário já chega a 460 milhões em todo o mundo. A rede social promove uma forte interação de pessoas com interesses profissionais, sendo empregadores e usuários em busca de novas oportunidades.

Em se tratando de anúncio em redes sociais, o Linkedin é ótimo para a promoção de empregos e imagem de empresas

Quais são os tipos de anúncios oferecidos pelo Linkedin?

Na plataforma é possível investir em até dois tipos de anúncios: em conteúdo patrocinado ou anúncios em texto.

Um conteúdo patrocinado atua como uma publicação normal e aparece no feed de notícia dos usuários. O que o diferencia dos demais é o dizer “Patrocinado”. O conteúdo pode se apresentar em formato de vídeo, PDF, link, infográfico e etc.

Antes de criar um conteúdo patrocinado, é necessário ter uma página de Companhia (Company Page ou Showcase Page). O conteúdo patrocinado será publicado contendo o nome dessa companhia.

Por sua vez, os anúncios em texto são publicações que aparecem do lado direito da tela do usuário. Esse tipo de anúncio é composto por uma pequena imagem, um título e uma breve descrição.

Que tipo de segmentação o Linkedin disponibiliza?

A segmentação no Linkedin é feita através dos seguintes critérios:

Como funciona o anúncio na rede?

O orçamento diário começa a partir de $10 dólares e pode ser configurado da seguinte forma:

Anuncio em redes sociais: para concluir

As redes sociais são um importante meio de promoção e propagação do conteúdo de uma marca. Tê-la em constante interação com o público representa uma grande vantagem competitiva em relação ao seu posicionamento.

O tipo de rede social a se utilizar para as estratégias precisa ser avaliado corretamente. Não há a necessidade de estar em todas elas. O importante é observar onde os seus consumidores estão e segmentar o tipo certo de conteúdo para eles.

Até a próxima!

Continue agregando conhecimento. Leia mais sobre este tema.